PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Seplag discute melhorias para o Centro Administrativo Governador Virgílio Távora

26 de agosto de 2021 - 10:05 # # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag Texto
ennis Moraes - Ascom Seplag Foto

Ampliação da segurança para pedestres, melhoria na iluminação pública, instalação de uma estação de bicicletas compartilhadas, valorização da fauna e da flora da região do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba) e implantação de um ambulatório médico para os servidores do Estado foram alguns dos temas debatidos durante reunião realizada, na última sexta-feira (20), entre a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e as demais secretarias e órgãos sediados no local. “Foi uma reunião muito rica. Percebemos que todos os órgãos têm preocupação com o Centro Administrativo no sentido de melhorar a parte externa, de, com medidas ousadas e inovadoras, tornar o local mais seguro, bonito e aprazível para que as pessoas possam vivenciar um espaço ambientalmente diferenciado e agradável”, destacou o secretário executivo de Gestão da Seplag, Adriano Sarquis, que conduziu a reunião.

De acordo com ele, além das ações necessárias ao melhoramento do Centro Administrativo, relacionadas a questões como segurança, preservação ambiental e infraestrutura, a reunião também abordou a criação de um condomínio, com síndico e secretário geral, entre as secretarias e demais órgãos sediados no local. Uma equipe composta por representantes da Seplag, da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE) está elaborando os termos para a oficialização e o regulamento do condomínio. A expectativa é que o documento seja apresentado ainda nesta semana e discutido em detalhes na próxima reunião entre as secretarias e demais órgãos, marcada para o próximo dia 17 de setembro.

“O Centro Administrativo Governador Virgílio Távora possui uma diversidade muito rica de fauna e flora. Por conta disso, uma das ideias é fortalecer a trilha ecológica do Cambeba, com a implantação de estações educativas para que os visitantes conheçam melhor a fauna e a flora da região. Também pensamos em convidar especialistas para a realização de palestras e visitas guiadas para os servidores e colaboradores do Estado e para a população em geral. A trilha ecológica é uma opção para momentos de lazer e de educação”, afirmou Adriano Sarquis. “Sobre as demais ações conversadas, já solicitamos ao órgão competente a elevação das faixas de pedestres e estamos tratando sobre a troca da iluminação do Centro Administrativo para lâmpadas de LED. As outras intervenções pensadas para o Cambeba continuarão a ser debatidas nas próximas reuniões. Com a formalização do condomínio, acreditamos que faremos do Centro Administrativo Governador Virgílio Távora um local ainda mais agradável para trabalhar, sempre buscando ganhos na qualidade de vida dos servidores e colaboradores do Governo do Estado do Ceará”, acrescentou.