Fórum discute a importância da Vigilância Sanitária para a Febre Aftosa entre os agricultores familiares

27 de agosto de 2021 - 13:17 # # # # # #

Ascom Adagri - Texto

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizaram nessa quinta-feira (26), no modo virtual, o I Fórum de Vigilância Sanitária para Febre Aftosa com Foco na Agricultura Familiar. O evento contou com palestras do coordenador do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Diego Viali e do médico-veterinário de Santa Catarina, Clóvis Improta.

Durante a abertura do evento, a presidente da Adagri, Vilma Freire, destacou a importância da realização do Fórum “Espero que esse seja o primeiro de muitos eventos estratégicos que venha culminar não só em avanços na área de sanidade animal e na mudança de status para um Ceará Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, como também para o sucesso de todos os programas da defesa agropecuária no Estado”, destacou a presidente. Na ocasião, ela apresentou os índices de vacinação contra a Febre Aftosa alcançados na primeira etapa deste ano. Segundo os dados, foram vacinados 87,57% dos rebanhos de bovinos e 90,56% de bubalinos. A meta do Estado é totalizar 90% do rebanho vacinado nas próximas Campanhas, para pleitear junto ao MAPA o Status Livre de Febre Aftosa.

Na ocasião, o diretor de Inspeção e Fiscalização da Adagri, Amorim Sobreira, reforçou a importância da vacinação e apresentou as ações que vem sendo realizadas dentro do Plano Estratégico da Agência para retirada da vacinação. “Nós precisamos cumprir um cronograma muito grande, que leva em consideração as ações desenvolvidas pelos órgãos públicos como a parte dos produtores. A Adagri já teve diversos avanços nesse sentido, como a conquista do Status de Livre da Aftosa com Vacinação, em 2014, e rastreabilidade dos animais de produção no Ceará”, exemplificou o diretor.

O assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Vandemberk Oliveira, fez a mediação do Fórum, que contou na abertura com a participação do presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e do secretário de Política Agrícola da Fetraece, José Francisco Carneiro. O evento está disponível para visualização no canal da Adagri, no Youtube. Clique aqui e Assista.