Zona de Criação apresenta Maracatu Nação Bom Jardim neste sábado (28) em novo episódio no Youtube

27 de agosto de 2021 - 14:56 #

Ascom Porto Dragão - Texto

Diretamente das ruas do Grande Bom Jardim, o programa artístico Zona de Criação estreia neste sábado, às 18h, no Youtube do Porto Dragão com movimento comunitário do Maracatu

No terceiro episódio da sua segunda temporada, o Zona de Criação nos convida a passear pelas ruas de Fortaleza com o grupo Maracatu Nação Bom Jardim neste sábado (28), às 18h, no Youtube do Porto Dragão. O batuque na concentração da avenida com os sons dos ferros anuncia o início do rito: o maracatu está na rua, contando sua memória, agradecendo aos orixás ao longo da caminhada.

Dá o play e confere o teaser do episódio:

 

Equipamento da Secretaria da Cultural do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Porto Dragão lança todo sábado um novo episódio de produção própria em seu canal do Youtube. Neste fim de semana, é a vez do Zona de Criação com sua experimentação e criatividade. Neste terceiro episódio, a realização contou com parceria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) atuando na produção do conteúdo, cedendo espaços e contribuindo no desenvolvimento.

Confira aqui a estreia do episódio 03 do Zona de Criação com Maracatu Nação Bom Jardim.

Maracatu Nação Bom Jardim

Movimento comunitário que atua desde 2016 fortalecendo e desenvolvendo o local através da música cênica e vivências percussivas. Surgiu através da parceria entre a Rede de Desenvolvimento Local e Integrado do Grande Bom Jardim (Rede DLIS) e a Associação Cultural de Solidariedade e Arte (Maracatu Solar), a partir do projeto ” Nossa Paz é de Oxalá: Maracatu Solar com os Orixás por um território de Paz”. O MNBJ tem como objetivo, trabalhar a formação política e cidadã através de temáticas sobre Direitos Humanos, Arte e Cultura.

Zona de Criação

Produzido pelo Centro Cultural Porto Dragão, integrando também ações do Hub Cultural do Ceará, desde 2020 o Zona de Criação lança quinzenalmente um episódio artístico com linguagens diferentes e narrativas diversas. Música, artes cênicas, performances, tudo se mistura e se transforma através da co-criação deste produto audiovisual que, além de gerar programação inédita para o público, forma portfólio de alta qualidade para os artistas participantes. Vale ressaltar que o desenvolvimento do episódio é feito em parceria com artistas, produtores do audiovisual e o próprio Porto Dragão e ainda conta, nesta segunda temporada, com uma consultoria de acessibilidade com Daina Leyton e Raissa Couro e de roteiro com Samuel Brasileiro. Todos os episódios contam com interpretação em LIBRAS.