Porto Iracema das Artes realiza tira-dúvidas dos Labs 2021; confira dias e horários

30 de agosto de 2021 - 15:38 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes

As lives acontecem de 31 de agosto a 3 de setembro. Este ano, todo o processo seletivo será pelo Mapa Cultural do Ceará

A Escola Porto Iracema das Artes promove, a partir de amanhã (31), a primeira rodada de tira-dúvidas para as pessoas interessadas em se inscrever nos Laboratórios de Criação 2021. Devido à pandemia da covid-19, todos os encontros serão on-line, divididos por área. Eles acontecem sempre a partir das 19h, com transmissão pelo Youtube e Facebook da Escola.

As lives iniciam nesta terça-feira (31), com a leitura dos regulamentos de Teatro e Dança. O momento será conduzido pelos respectivos coordenadores, Levy Mota e Bilica Léo. Na quarta (1º), será a vez da apresentação de Artes Visuais, com mediação da coordenadora Aline Albuquerque. Já na quinta-feira (2), o encontro será sobre o regulamento de Música, com mediação de Mona Gadelha. Fechando a semana, na sexta-feira (3), o Cinema será o tema do último tira-dúvidas virtual, com a coordenadora Lis Paim.

“As lives tira-dúvidas dos Laboratórios são, para nós, ações de apoio fundamentais para o entendimento do processo seletivo em cada edição lançada. É também um modo de nos aproximarmos dos(as) artistas candidatos(as), dando-lhes maior segurança quanto ao suporte institucional ofertado no acompanhamento de cada etapa de inscrição”, afirma a coordenadora dos Laboratórios de Criação da Escola, Cláudia Pires.

A 9ª edição dos Laboratórios de Criação, que inicia em dezembro e segue até junho de 2022, será híbrida. A seleção deste ano, que está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro, traz novidades como a determinação de 50% de projetos e artistas selecionados do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todas as áreas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência. Além disso, as etapas agora serão realizadas via Mapa Cultural.

Sobre os Laboratórios de Criação

Com uma metodologia inovadora, o programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$1.000,00 para até três integrantes dos projetos, orientação coletiva e individual com tutores escolhidos de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola. Para os Laboratórios de Dança, Música e Teatro serão selecionados quatro projetos em cada linguagem. Em Cinema, serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões.

O Laboratório de Artes Visuais segue o modelo bianual iniciado em 2019 e vai escolher até 30 artistas para a Temporada Formativa, que contará com sete módulos mensais ministrados no período noturno por profissionais convidados. Aqueles que residirem no interior do Estado terão garantidos, pela Escola, o custeio de deslocamento, hospedagem e auxílio-alimentação para a participação nas atividades presenciais em Fortaleza. Ao final dos sete meses de curso, que somará 210 horas-aula entre aulas e atividades complementares, quatro projetos serão escolhidos para a Temporada Investigativa, somando-se a outros quatro que serão selecionados da edição do ano seguinte.

Leia mais sobre a edição 2021 e consulte os regulamentos de cada linguagem aqui.

Sobre a escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Porto Iracema das Artes realiza tira-dúvidas dos Labs 2021 e apresenta dados sobre perfil de artistas
Quando: nos dias 31 de agosto, 01, 02 e 03 de setembro, às 19h

> Tira-dúvidas dos regulamentos de Dança e Teatro
Terça-feira, 31/08

> Tira-dúvidas do regulamento de Artes Visuais
Quarta, 01/09

> Tira-dúvidas dos regulamentos de Música
Quinta, 02/09

> Tira-dúvidas do regulamento de Cinema
Sexta, 03/09

Onde: Youtube e Facebook do Porto Iracema das Artes
Online e gratuito