PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Filhote de gato-mourisco é resgatado pela BPMA da PMCE em Saboeiro

31 de agosto de 2021 - 10:06 # # # # #

Ascom PMCE - Texto

Equipes do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgataram um filhote de gato-mourisco, animal selvagem e ameaçado de extinção no Nordeste. O resgate ocorreu no último sábado (28), na zona rural do município de Saboeiro, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

As diligências iniciaram após a composição ser informada por um morador de Saboeiro, que havia encontrado um felino em uma estrada e o levado para sua casa. Após acionamento, uma equipe foi até a residência informada, para conferir de que espécie era o animal.

O filhote se tratava de um gato-mourisco, animal selvagem típico do Nordeste brasileiro. O mamífero foi resgatado, e na manhã desse domingo (29), ele foi entregue aos cuidados de uma bióloga da Biodiverse, localizada no Crato e autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a receber animais silvestres. Lá, o filhote ficará, temporariamente, até o traslado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Pernambuco.

A PMCE orienta a população a acionar o número 190 quando se deparar com um animal silvestre, ao invés de tentar capturá-lo. Os militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, que nesta segunda-feira (30) está comemorando 30 anos de fundação, estão preparados para fazer o resgate e o devido encaminhamento do animal até um lugar seguro.