PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

População em situação de rua recebe segunda dose de vacina contra Covid-19

31 de agosto de 2021 - 10:57 # # # #

Ascom SPS - Texto

Com os olhos fechados, Maria Elinete, 41, recebe emocionada a sua dose única da vacina contra a Covid-19. “Eu tenho oito filhos e preciso estar com a saúde em dia para seguir cuidando deles e continuar trabalhando”, conta Elinete, que junto com seu companheiro trabalha como flanelinha no centro da cidade. Ela é uma dentre as mais de mil pessoas em situação de rua que estão sendo vacinadas em uma ação itinerante da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos e Prefeitura de Fortaleza. Desta vez, a ação, que iniciou na Praça do Ferreira, vai percorrer outros 10 pontos estratégicos da cidade. A meta é aplicar a segunda dose da vacina no público que já tomou a primeira dose, em junho passado, e administrar a dose única em quem ainda não tiver recebido o imunizante. O atendimento será sempre das 9h às 16h.

O atendimento é feito dentro do Caminhão do Cidadão e a busca ativa do público, pelas técnicas da Estação Móvel de Política sobre Drogas. No Caminhão, além da vacinação, o público tem acesso à emissão de documentação básica.

Vanessa Targino, 43, comemorou porque agora está imunizada com a dose única da vacina contra a covid. “Eu vivo há tantos anos na rua e sei o quanto é raro que as ações cheguem até nós. Quando soube que o Caminhão estaria aqui na praça e vim logo me imunizar”, explica Vanessa Targino, lembrando que está há um mês empregada cuidando de uma jovem com autismo e que sua maior preocupação era não transmitir o vírus para ninguém.

A secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques, destacou que a meta é imunizar toda a população em situação de rua de Fortaleza. “O trabalho realizado pela equipe da Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas e do Centro de Referência sobre Drogas vem chegando aos bairros mais distantes e levando o acesso à cidadania e a saúde para um público cada vez mais amplo e diverso”, complementa a gestora.

“Essa ação é um grande incentivo para que a gente se cuide e também faz com que a gente sinta que é importante, que somos lembrados”, diz Paulo Sérgio, 34, que mora há cinco meses na Praça do Ferreira.

No mesmo período, o Caminhão do Cidadão fará mutirão para emissão de documentos de identificação básica, com 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e reimpressão do CPF, atestado de antecedentes criminais e consultas de Título de Eleitor e do Número de Identificação Social (NIS), no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Calendário

6 de setembro – Poço da Draga, Dragão do Mar e Parque Bisão, Beira Mar
14 de setembro – Praça do Liceu, Jacarecanga e Av. Engenheiro Santana Júnior, Papicu
15 de setembro – Praça da Messejana
20 de setembro – Campus da UECE, Serrinha e Praça Parangaba
20 a 24 de setembro – Rota itinerante circulando por territórios diversos
21 de setembro – Viaduto Sindiônibus, Lagamar
22 de setembro – Galpão Rede de Catadores, Bonsucesso, e Escola Municipal Delma Herminia da Silva Pereira, Passaré
04 de outubro – Igreja da Glória, Cidade dos Funcionários.