Socioeducadores levam educação, saúde, esporte e cultura ao dia a dia nos centros socioeducativos do Ceará

1 de setembro de 2021 - 16:19 # # # # # #

Marconi Alves – Ascom Seas - Texto
Ascom Seas - Fotos

Centro de Semiliberdade de Crateús

Os centros socioeducativos do Ceará, administrados pela Superintendência do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas), mantêm uma rotina diária que contempla educação, arte, cultura, esporte, saúde, atendimento psicológico e profissionalização dos adolescentes em conflito com a Lei. Diretores e socioeducadores se dedicam diariamente com o objetivo de aplicar conhecimentos e colher os resultados satisfatórios.

No ano em que completa cinco anos de existência, a Seas contabiliza números positivos, sem registro de fugas ou rebeliões em 2021, fruto de um trabalho coletivo e colaboração dos jovens em todas as atividades realizadas nas 17 unidades mantidas pelo Governo do Estado. Conheça um pouco do trabalho dos socioeducadores no dia a dia de um Centro Socioeducativo.

Saúde da família no CSCAL

A equipe de saúde da família da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Régis Jucá visitou o Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL). Os profissionais realizaram atendimentos médicos e odontológicos aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ana Paula Medeiros, diretora da unidade, afirma que é importante que esse atendimento seja quinzenal. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de adolescente em conflito com a Lei, em Regime de Internação, Internação Provisória e Semiliberdade (PNAISARI) é uma política pública que busca garantir a integralidade em saúde para os adolescentes, tendo como referência as unidades socioeducativas.

Encontro temático em Crateús

O Centro de Semiliberdade de Crateús abordou o tema “Infecção sexualmente transmissível e paternidade” com os adolescentes no último final de semana. O encontro temático contou com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde e socioeducadores. Os jovens mostraram interesse pelo tema. De acordo com a diretora da Unidade, Janete Soares, os encontros com a saúde acontecem na última quinta-feira de cada mês. “Há esclarecimentos por meio de dinâmicas com relação à prevenção do HIV e IST’s”, explicou.

Círculo da paz em Juazeiro

No Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, familiares e adolescentes estiveram juntos no momento do Círculo da Paz. O setor de serviço social fez a interação dos jovens com os seus responsáveis por meio de debates, dinâmica de grupo, assuntos ligados a sentimentos, com o objetivo de reparar danos e efetivar o sentimento de justiça.

“Como é importante esse momento para eles, para nós e as famílias”, destaca a coordenadora técnica Adriana Lacerda.

Cursos profissionalizantes

O Centro Socioeducativo do Canindezinho iniciou a semana com atividades na sala de aula. Cursos profissionalizantes são realizados e bem aproveitados pelos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O curso de eletricidade predial, ministrado pelo professor Jéfferson, é uma das iniciativas que podem garantir uma profissão para os futuros egressos do sistema socioeducativo. No Canindezinho, de acordo com o diretor Léo Gomes, os jovens estão matriculados na rede pública de ensino e praticam esportes como futebol, futsal e voleibol. A arte e a cultura também estão presentes no dia a dia da unidade socioeducativa.

Projeto em Iguatu

O projeto Hortifruticultura e Socioeducação desenvolvido pelos adolescentes do Centro de Semiliberdade de Iguatu, beneficiou a Casa de Acolhimento Padre José Marques, no município do centro-sul cearense. A atividade constituiu-se num instrumento de educação ambiental, promovendo um ambiente saudável e com ações educativas visando a sustentabilidade.

Uma quantidade da colheita mensal de legumes foi repassada para a entidade que atende a crianças, adolescentes e idosos de diversos bairros da periferia de Iguatu.