Mais 93 mil doses chegam ao Ceará para complemento de esquema vacinal contra a Covid

3 de setembro de 2021 - 17:27 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Imunobiológicos da Pfizer serão destinados para aplicação da segunda dose

Lote com 93.600 doses da Pfizer/BioNTech desembarcou, na tarde desta sexta-feira (3), no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Os imunobiológicos serão destinados para aplicação da segunda dose na vacinação da população cearense contra a Covid-19.

O governador destacou o avanço da imunização da população cearense e informou que a Sesa está trabalhando em um calendário para iniciar em breve uma terceira dose aos idosos do Ceará. “Temos feito um apelo pela importância da vacinação. Se você tem acima de 40 anos e ainda não se vacinou, pode procurar um posto de saúde e se vacinar de forma imediata em Fortaleza. Vamos acreditar na ciência, nos especialistas, só vamos sair dessa pandemia com a vacinação, e eu não vou descansar até que todos os cearenses sejam vacinados”, ressaltou Camilo Santana.

 

A remessa, enviada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, foi encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A distribuição dos imunizantes é feita de forma proporcional aos municípios cearenses, por meio de rotas aéreas e terrestres. Até o momento, o Ceará distribuiu um total de 9.116.410 doses aos municípios (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas dessa quinta-feira (2), foram aplicadas 7,91 milhões de doses. Com isso, 5,38 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 2,53 milhões completaram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen.

Mais de 58% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e mais de 27% está com esquema vacinal concluído.

Vacinação de 12 a 17 anos

Municípios cearenses já registram a vacinação contra Covid-19 em pessoas de 12 a 17 anos. A Sesa reforça a necessidade de cadastro na plataforma Saúde Digital para a imunização deste grupo.

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. Depois, é necessário confirmar o cadastro. Isso pode ser feito acessando o link enviado por e-mail ou telefonando para 0800.275.1475 ou ainda utilizando a ferramenta de assistente virtual do Plantão Coronavírus nos portais www.ceara.gov.br ou www.saude.ce.gov.br.

A Sesa ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a vacinação ocorra de forma organizada e mais ágil.

As prefeituras são responsáveis por cadastrar a população que não tem acesso à Internet.