Yara Canta, uma das vozes da militância LGBTQIA+ no Ceará, estrela novo episódio do Nós no Batente neste sábado (4)

3 de setembro de 2021 - 14:32 # # # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto

A voz e a expressão da mulher transexual representada pela artista ‘Yara Canta’ é tema do segundo episódio desta temporada que estreia neste sábado, às 18h, no Youtube do Porto Dragão

No segundo episódio desta temporada, a cantora, atriz e uma das maiores representantes da militância LGBTQIA+ no Ceará, Yara Canta, conta sua história no caminho percorrido nas artes e também fala sobre o orgulho de ser quem é em mais um episódio do Nós no Batente, série documental do Centro Cultural Porto Dragão que será exibida neste sábado (4), às 18h, no Youtube do Porto Dragão.

Confira o teaser da 3ª temporada

Ao lado de sua mãe, enquanto cozinha um de seus pratos preferidos, o vatapá, Yara conta, no episódio, sobre a importância do apoio da família e agradece por ter sua mãe, Dona Maria Dolores, sempre ao seu lado. “Quando a gente fala sobre travestis ou pessoas transexuais, a gente fala de uma população que historicamente passa por diversas violências e violações de direitos, e as vezes isso começa logo na família, onde muitas são expulsas de suas casas, e neste contexto extremamente difícil, o apoio de minha mãe é de extrema importância para que eu siga em minha caminhada.”, compartilha Yara em uma de suas falas neste segundo episódio.

O programa “Nós no Batente” apresenta o Viver de Arte de diversas formas, olhares e linguagens. Nesta terceira temporada, 16 episódios cheios de inventividade e afeto serão apresentados quinzenalmente, sempre às 18h, inspirando através dos saberes populares, dos territórios criativos e de tudo mais que é plural, transversal e diverso na arte e na cultura cearense. Todo o programa pode ser acompanhado através do Youtube do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Sobre Yara Canta

Yara iniciou sua carreira artística aos 18 anos, somando até hoje experiências na música, teatro e produções culturais. Como cantora, lançou dois singles com mais de 60 mil reproduções nas plataformas digitais Spotify e Youtube, ambos do projeto autoral Duo Fervô.

Nas artes cênicas, participou de peças e musicais, atuando como atriz. Na moda, possui particular paixão, onde realiza produção de figurino e, atualmente, participa do curso de costura e modelagem de moda da Casa Andaluzia, que há mais de 20 anos promove formações na área, todas voltadas para pessoas trans.

Ela também fez parte do coletivo Terra Prometida, composto totalmente por pessoas trans e que, entre o final de 2020 e início de 2021, teve uma obra exposta e premiada no 71º Salão de Abril.

Sobre a terceira temporada

Além do Vetinflix, grupo do primeiro episódio, passarão pelo “batente” do programa histórias como as das bibliotecas comunitárias Livro Livre Curió e Biblioteca Comunitária Sabiá, do rapper Erivan Produtos do Morro, do artista de rua Eduardo Show, das produtoras do grupo Princesinhas da Favela, da atriz e cantora trans Yara Canta, da cultura indígena de Benício Pitaguary, dos museus Toinha do Quilombo Água Preta e Dim Brinquedim, da cultura popular das Mulheres Indígenas Protegidas dos Orixás, do Reisado de Caretas de Potengi e do Mestre Françuli, do movimento social do Terreiro das Pretas e do design e cuidado manual do artesanato de Dona Tarina de Cascavel e das jóias do Rabelo de Quixeramobim.

São talentos diversos, de linguagens múltiplas e territórios criativos espalhados por todo Ceará. O “Nós no Batente” viajou por vários locais e agora, apresenta o resultado dessa busca em episódios intensos e acessíveis a todas as pessoas, investindo em práticas de Acessibilidade Cultural como a interpretação em LIBRAS, legendas e audiodescrição assinada pelo músico, compositor, arranjador e intérprete Hélio Ziskind.

1ª e 2ª temporadas disponíveis no Youtube do Porto Dragão

O público pode conferir as duas temporadas já existentes com mais de 20 episódios disponíveis no Youtube do Porto Dragão. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses com dez episódios e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará, com 12 episódios. Todos com interpretação em LIBRAS e audiodescrição.

Serviço

Nós no Batente – 3ª temporada
Estreia do Episódio 02 com Yara Canta
04/9, sábado, às 18h
Youtube.com/PortoDragao