Ceará recebe 167 mil doses de Pfizer neste começo de semana

6 de setembro de 2021 - 16:46 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Remessas chegam na noite desta segunda-feira e na manhã de terça-feira

Total de 167.310 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas em duas remessas, chegam ao Ceará. O primeiro deles chega pouco antes das 22h desta segunda-feira (6), com 63.180 doses de imunobiológicos da Pfizer/BioNTech. Já na manhã desta quarta-feira (7), o Estado receberá, por volta das 10h30, lotes somando mais 104.130 também da Pfizer/BioNTech.

Essas remessas serão destinadas à vacinação da população tanto para primeira dose (D1) quanto para segunda dose (D2). Elas seguem inicialmente para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), de onde são distribuídas de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres. Os imunobiológicos foram enviados pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Em publicação nas redes sociais nesta quarta, o governador Camilo Santana detalhou a destinação das doses. “O Ceará receberá um total de 167.310 doses da vacina da Pfizer, que serão utilizadas para D1 e D2. As vacinas serão distribuídas aos municípios por meio de nossa logística de distribuição, que conta com aviões, helicópteros e caminhões. Seguimos na luta para imunizar os cearenses o mais rápido possível. Uma ótima semana a todas e a todos! Lembrem-se, vacinas salvam vidas.”

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de domingo (5), foram aplicadas 7,98 milhões de doses. Com isso, 5,43 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 2,55 milhões completaram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen.
Mais de 58% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e mais de 27% está com esquema vacinal concluído.

Vacinação de 12 a 17 anos

Camilo Santana destacou ainda o início da vacinação dos adolescentes, assim como a importância do cadastramento e confirmação do registro. “Fortaleza e outros municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Porém, o cadastro dessa faixa etária na Secretaria da Saúde ainda está abaixo do esperado no Ceará, com menos de 50%. É fundamental que todos estejam atentos ao cadastramento na Sesa, que pode ser feito pelo site https://digital.saude.ce.gov.br”, reforçou.