Cineteatro São Luiz sedia exposição virtual em homenagem ao artista Sérvulo Esmeraldo

6 de setembro de 2021 - 16:21 # # # # # #

Ascom Secult - Texto
Gentil Barreira - Fotos

A exposição “Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo” apresenta, pelo olhar do fotógrafo Gentil Barreira, 12 imagens de obras do artista

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apresenta na próxima quinta-feira (9), às 18h, a exposição virtual “Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo”. O público poderá contemplar virtualmente 12 obras do mestre do Crato, disponíveis em formato de exposição no site oficial do Cineteatro. As fotografias apresentadas fazem parte do acervo do fotógrafo Gentil Barreira.

Com o tema “O Crato no Mundo”, o Festival Sérvulo Esmeraldo apresenta a exposição sobre o mestre da geometria como parte de sua programação virtual. O evento, que conta com apoio da Secult Ceará, também ocorre presencialmente na cidade do Crato. Os registros das obras serão expostos em painéis no Largo da RFFSA, área mais central do município, podendo ser vistas a longa distância. A proposta da ação é intervir na paisagem urbana e causar grande impacto visual para atrair o olhar da população que vive, trabalha ou visita o local.

A exposição é uma síntese das obras tridimensionais realizadas entre 1978 e 2008. Através da imagem de suas criações, a mostra narra a história do mestre a partir de seu retorno ao Brasil, quando desembarca em Fortaleza surpreso com a realização do Monumento ao Interceptor Oceânico. Duas esculturas de natureza efêmera complementam a exposição.

Festival Sérvulo Esmeraldo

A segunda edição do Festival Sérvulo Esmeraldo comemora a grandeza de sua Obra Pública, representada em fotografias, e por duas esculturas de natureza efêmera. O festival acontece de 9 a 30 de setembro de 2021, ao ar livre, no Crato. O evento conta com exposição de obras monumentais de Sérvulo Esmeraldo, no Largo da RFFSA, através de projeções em muros, fachadas e edificações. As imagens utilizadas são registros do fotógrafo Gentil Bandeira. Na programação on-line, estão previstas as apresentações de seis webinários que compõem o seminário “Sérvulo Esmeraldo: arte, ciência e novos horizontes”, além de oficina de pop-up e uma residência educativa. A curadoria é de Dodora Guimarães, fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), e de Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador Paulo Portella Filho.

O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região. Realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival conta com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC); da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), por meio do Edital do Mecenato – com agradecimento à Enel –, Instituto Dragão do Mar e Cine Teatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.

Sobre as obras de Sérvulo Esmeraldo

As esculturas do artista cearense estão localizadas em espaços públicos ou integradas à arquitetura da cidade de Fortaleza. O Mestre aproveitou da luminosidade cearense em benefício de suas esculturas. Em suas obras o artista do Crato revela-se por inteiro na arte de inventar com poucos meios um discurso contundente, inesperado e que surpreende justamente pela beleza de ser simples.

Sobre Gentil Barreira

Fotógrafo cearense que iniciou as suas primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Estudou Arquitetura em São Paulo, mas antes de concluir resolveu voltar a Fortaleza e profissionalizar-se como fotógrafo. Há mais de 30 anos vem participando de salões e exposições e sua obra está presente em acervos e coleções de importantes instituições culturais no Brasil.

Serviço
Exposição virtual  “Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo”
Data: Quinta-feira (09/09)
Horário: 18h
Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br