Dragão do Mar exibe videoexposição de pinturas nesta quinta-feira (9)

8 de setembro de 2021 - 16:23 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto

Integrando a programação de projetos artísticos selecionados a partir da convocatória Arte em Rede 2021/2022, o trabalho da artista Bordadinha lança reflexões sobre o patriarcado e a resistência feminina.

Nesta quinta-feira (9), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibirá, a partir das 19h, no seu perfil no Instagram, “Mira”, da artista Dinha Fonsêca, conhecida como Bordadinha. O projeto foi selecionado a partir do programa Arte em Rede, convocatória de projetos artísticos digitais que se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e sua Rede de Equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Aliando reflexões feministas a pinturas através de um filme experimental, com roteiro criado a partir de escritos da autora baseados em suas vivências, a Bordadinha traz, em “Mira”, uma visão crítica acerca das condições de vida às quais são submetidas as mulheres em um país como o Brasil, bem como aborda as rotineiras formas de resistência dessas mulheres. O projeto conta também com a participação do FluxoMarginal na direção, edição e finalização.

“Cotidianamente vemos a tentativa de apagamento das mulheres e de tudo que remete ao feminino, essa é a prova de que o patriarcado ainda não chegou ao fim e ainda é ele quem decide a vida e morte das mulheres. ´Mira´ é uma palavra ambígua. Em português, é a linha reta imaginária e remete a alvo. Já em espanhol, se relaciona com o olhar. Assim, a exposição passeia pela condição das mulheres como alvo do sistema patriarcal, assim como dá visibilidade àquilo que tenta ser apagado”, afirma Dinha Fonsêca.

Sobre a artista

Dinha Fonsêca é mestre em Serviço Social, artesã e bordadeira. Produziu ´Pontos, linhas e nós: uma abordagem feminista no bordado´ (2020), produziu e dirigiu ´Nós e o tempo´ (2020) e, mais recentemente, produziu ´O que pode uma mulher que borda?´ (2021).

Sobre o Arte em Rede

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult-CE, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço

Arte em Rede apresenta “Mira”, de Bordadinha (Dinha Fonsêca)
Data: 09 de outubro de 2020 (quinta-feira)
Hora: 19h
Exibição: No Instagram do Centro Dragão do Mar
Duração: 3min53
Gratuito e livre