Biblioteca Pública abre inscrições para curso on-line sobre romances cearenses e espaços urbanos

9 de setembro de 2021 - 15:41 # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece - Texto

As aulas acontecem de 13 a 30 de setembro, as inscrições são gratuitas

Um mergulho sobre a cidade de Fortaleza nos seus variados aspectos é o que propõe o curso “Fortaleza literária: romances e espaços urbanos”. Realizado pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o curso será ministrado por Charles Ribeiro, professor de Literatura e Doutor em Literatura Comparada.

Selecionado na convocatória para seleção de projetos em formato digital, o “Arte em Rede”, o curso examinará a cidade de Fortaleza nos seus variados aspectos formais: como cenário, como tema, como personagem, como alegoria e como evento desencadeador da criação ficcional a partir dos livros.

A aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira (13), no Youtube da Bece, das 15h às 18h. Já nos dias 16, 20, 23, 27, 28 e 30 de setembro os encontros acontecem em sala fechada, das 15 às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário online, até 12 de setembro ou até o preenchimento das 40 vagas. O curso integra o Projeto de extensão “O entre-lugar na literatura cearense”, coordenado pelo Prof. Charles Ribeiro, desenvolvido durante o Curso de Doutorado em Letras da UFC (2015).

Enfatizando as representações ficcionais do espaço urbano em seus contrastes e mutações, além de desenvolver a interdisciplinaridade entre a Literatura, a História e o Urbanismo, Charles Ribeiro propõe um estudo de quatro romances clássicos de autores cearenses que têm a cidade de Fortaleza como principal cenário para o desenvolvimento de suas tramas, são eles: “A afilhada” (1889), de Oliveira Paiva; “A Fome” (1890), de Rodolfo Teófilo; “A normalista” (1893), de Adolfo Caminha e um romance do regionalismo de 30, “O Quinze” (1930), de Rachel de Queiroz.

Sobre o Arte em Rede

O Arte em Rede, convocatória para seleção de projetos artísticos digitais 2021/2022, é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Realização em rede pelos equipamentos Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Casa de Saberes Cego Aderaldo, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Centro Cultural Porto Dragão, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar,, da Secult em parceria com o IDM.

Serviço

Curso Online “Fortaleza literária: romances e espaços urbanos”, com Charles Ribeiro
Dias 13, 16, 20, 23, 27, 28 e 30/09, das 15 às 18h
Inscrições: 08 a 12 ou até o preenchimento das 40 vagas
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/Curso_Fortaleza_Literária
Youtube e Google Meet