Com formato híbrido, Porto Iracema das Artes realiza Corujão da Criação 2021

9 de setembro de 2021 - 16:21 # # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

O Corujão é um ”plantão de atendimento” para ajudar o público durante o processo seletivo dos Laboratórios da Escola. Este ano, devido à pandemia, o encontro foi reformulado e já é possível agendar o tira-dúvidas individual

As inscrições para os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – seguem a todo vapor e a Escola realiza mais um evento para tirar dúvidas e orientar o público sobre o processo seletivo. É o tradicional ”Corujão da Criação”. Este ano, ainda devido à pandemia, será em formato híbrido, com opções de atendimento virtual e presencial. Também serão disponibilizados computadores para uso de candidatos que não disponham do equipamento.

Já é possível receber a orientação individual via Google Meet e, entre os dias 16 e 20 de setembro, quando encerra o período de inscrições desta edição, o plantão também será presencial. De forma virtual ou presencial, basta entrar em contato com a respectiva coordenação do lab desejado para agendar o atendimento. A regra também vale para a utilização de computadores da Escola para realizar a inscrição.

Além do Corujão, a Porto Iracema realizou as lives tira-dúvidas dos Laboratórios, também com a intenção de orientar o público. Os encontros aconteceram de 31 de agosto a 3 de setembro e todas as transmissões estão salvas no canal do Youtube da Escola.

Laboratórios de Criação 2021

A 9ª edição dos Laboratórios de Criação inicia em dezembro de 2021 e segue até junho de 2022. Ela será híbrida. A seleção deste ano traz novidades, como a determinação de 50% de projetos e artistas selecionados do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, em todas as áreas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e pessoas com deficiência.

O programa oferece formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Escola. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$1.000,00 para até três integrantes dos projetos Dança, Música, Teatro, Cinema. O Laboratório de Artes Visuais Visuais vai selecionar até 30 artistas para a Temporada Formativa, que consiste num curso de 7 meses com professores convidados. Ao final do percurso, quatro projetos serão selecionados para Temporada Investigativa, na edição seguinte, quando outras quatro propostas serão selecionadas.

A partir deste ano, as inscrições para os Laboratórios de Criação da Escola serão realizadas, exclusivamente, pelo Mapa Cultural do Ceará. Todos(as) proponentes deverão estar previamente cadastrados no Mapa Cultural. Os regulamentos por linguagem estão disponíveis, também, no site da Escola.

Sobre o processo seletivo
A seleção terá três etapas após o período de inscrição. A primeira acontece de 21 a 23 de setembro. Nessa fase, será feita a Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas em Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área específica, indicados e divulgados pela Escola, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística. Essa etapa acontece de 29 de setembro a 12 de novembro de 2021.

A Avaliação Final, que acontece de 22 a 27 de novembro, encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas virtuais da comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. No caso do Laboratório de Música, há ainda uma audição pública, e no Laboratório CENA 15 – Cinema, além da entrevista, serão aplicados dois testes escritos, o Teste de Habilidades Básicas em Dramaturgia e a Análise de Repertório Geral.

O resultado final da seleção será lançado no dia 3 de dezembro deste ano.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Com formato híbrido, Laboratórios do Porto Iracema das Artes realizam Corujão da Criação de 2021
Quando: Até 20 de setembro
Onde: Virtual ou presencialmente, no endereço da escola: Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza.
A inscrição nos Laboratórios de Criação é gratuita e pode ser realizada diretamente no link https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/3337/

E-mails para agendamento com as coordenações dos Laboratórios de Criação:
– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório CENA 15 – Cinema: cena15.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Dança: labdanca.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br
– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br