Governo do Ceará entrega nova sede da EEMTI General Eudoro Corrêa, em Fortaleza

9 de setembro de 2021 - 14:17 # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
José Wagner e Helene Santos - Fotos

Unidade de ensino tem capacidade para atender até 480 alunos e funcionará em tempo integral

Com o intuito de beneficiar os jovens dos bairros Parangaba, Jóquei Clube e Demócrito Rocha, o governador Camilo Santana entregou, nesta quinta-feira (9), a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) General Eudoro Corrêa, localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza. A inauguração teve a presença da vice-governadora Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de autoridades e profissionais da educação.

“Hoje, a história recomeça aqui. São 46 anos de história. Fico feliz em fazer parte deste dia e da história da Escola Eudoro Corrêa. E vocês, que fazem parte desta escola, aproveitem. Vocês, alunos, batam no peito e digam: eu sou capaz. Saibam que vocês são a esperança e o futuro do nosso estado”, afirmou Camilo Santana, agradecendo aos profissionais da educação.

A unidade entregue pelo Governo do Ceará tem capacidade para atender até 480 estudantes e funcionará em tempo integral, das 7 às 17 horas. Para isso, o equipamento tem três pavimentos, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo.

Atualmente, o Ceará tem 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral. Na Capital cearense, 76 escolas funcionam em jornada estendida, com atendimento de 23.777 alunos.

Ao falar sobre a parceria entre Estado e Município que transformou Fortaleza na Capital com mais escolas em tempo integral no País, José Sarto destacou a importância do equipamento para a juventude. “Aproveitem essa escola. Tirem dela o que vocês podem tirar, porque é isso que vai fazer a diferença. Vocês têm um tesouro nas mãos”.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o novo espaço entregue à comunidade escolar Eudoro Corrêa contribui para o trabalho dos professores e a elaboração dos projetos de vida dos estudantes. “É muito bacana ter uma estrutura dessa. Além da estrutura, as condições para fazer com que vocês possam ter a melhor oportunidade. Uma oportunidade preciosa; esse tempo de estudo e preparação para vocês organizarem o projeto de vida e realizarem sonhos”.

A titular da Seduc, Eliana Estrela, reforçou que a escola em tempo integral é um lugar de oportunidades e construção coletiva. “Nós estamos aqui com essa alegria para entregar um equipamento que não é só estrutura, que é importante e não deixa a desejar a nenhuma escola particular. Mas, especialmente, porque é ela de tempo integral, onde nós temos [disciplinas] eletivas que vocês alunos escolhem, e os professores juntos com os alunos refletem o que é mais importante para a escola”.

O investimento para a obra e aquisição de equipamentos foi de R$ 10,5 milhões, com recursos do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Novo capítulo

Aos 46 anos de história, a EEMTI General Eudoro Corrêa inicia um novo capítulo que, além do tempo integral e nova estrutura, conta com as ações do Educa Mais, programa desenvolvido pelo Governo do Ceará por meio da Seduc. A iniciativa estabelece 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense.

Para a estudante Laura Oliveira, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na instituição, a sede vai oportunizar mais qualidade para a aprendizagem e formação cidadã. “Junto à estrutura física, temos diversos benefícios educacionais, como os chips para internet, kits de alimentos e tablets. Desta forma, as políticas públicas junto aos esforços dos profissionais da escola, mesmo em tempos tão difíceis, buscam manter a escola e a aprendizagem juntos. Digo que estamos muito felizes pela oportunidade de agradecer a todos que contribuíram para esta grande conquista em prol da qualidade da educação e cidadania”, disse.

O diretor da escola, Márcio Lira, também falou sobre as expectativas para esse novo momento da unidade de ensino. “Hoje, graças a Deus, a comunidade escolar Eudoro Corrêa recebe oficialmente o prédio reconstruído de sua grande escola. E dará início às suas atividades híbridas com seus estudantes que sonham em viver a sua escola de forma plena. Estamos, realmente, imbuídos de uma alegria e otimismo que não sentíamos há tempos”.

O ambiente vai potencializar os diversos projetos que a escola desenvolve para fortalecer a aprendizagem e os vínculos. Entre eles estão o Comunidade de Aprendizagem e o Sigae, ações de caráter pedagógico para combater a infrequência, reduzindo o abandono, e promover a melhoria dos rendimentos escolares.

A unidade também desenvolve as Competências Socioemocionais, com os projetos Professor Diretor de Turma e o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS).

Tempo Integral

As Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral contam com currículo composto de disciplinas da base comum e 15 horas semanais na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a alegria em entregar a nova sede da Escola Eudoro Correia, agora mais uma escola em tempo integral.

Camilo Santana falou sobre as escolas em tempo integral que estão em funcionamento no Ceará e que deve ser entregues ainda ao longo deste ano.

Ainda durante a inauguração da nova escola, o governador Camilo Santana falou sobre o pacto pela aprendizagem firmado com os municípios para recuperar as perdas provocadas pela pandemia da Covid-19.

Camilo Santana destacou ainda o esforço para garantir a conectividade aos estudantes das escolas públicas, permitindo aumentar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes.