HGWA lança cartilha para orientar mães sobre importância do leite materno

9 de setembro de 2021 - 16:08 # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e foto

O guia, além do formato on-line, está sendo distribuído para as mães dos bebês internados na UTI Neonatal, além da utilização em palestras sobre o tema

A importância do aleitamento materno, os cuidados no armazenamento do leite humano, seus benefícios e informações voltadas para o apoio emocional das mães estão reunidos na cartilha “Amamentar só faz bem!”, lançada pelo Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). O livreto foi formulado em conjunto pelo Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip) e os setores de Nutrição e Psicologia.

>> Veja a cartilha

A cartilha, além do formato on-line, está sendo distribuída para as mães dos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, além da utilização em palestras sobre o tema. O material também é enviado para as casas das mães doadoras de leite externas. Nas páginas, o guia traz dicas e informações que ajudam, por exemplo, a fazer a forma correta da ordenha manual, a importância e os cuidados de manter a lactação após o retorno da mãe ao trabalho, os benefícios do leite e informações de apoio emocional para que os familiares apoiem a mulher que amamenta.

Camila Lima, natural de Aracati, que está com uma bebê de sete meses internada no HGWA, foi uma das mães que receberam a cartilha em mãos. Há 12 dias no hospital, a dona de casa tem sido apoiada e direcionada sobre o tema.

Cartilha mostra a importância e os cuidados de manter a lactação após o retorno da mãe ao trabalho, os benefícios do leite e informações de apoio emocional à mulher que amamenta

“É a minha segunda filha, mas para mim é tudo novo. Eu pensava que só podia tirar leite através das bombas e agora conheci a forma manual. A cartilha tem todas as orientações que eu recebi aqui, inclusive imagens como tirar leite e até transportar. Qualquer mãe que receber vai conseguir essa ajuda, principalmente as que não têm acesso a esse conhecimento. Eu vou ler e com certeza passar para outra mãezinha”, afirma.

A coordenadora do Cetip do HGWA, Yohanna Monteiro, explica que a ideia de criar o livrinho surgiu justamente diante das diversas dúvidas que as mães tinham, desde a forma de tirar o leite até sobre os nutrientes e benefícios proporcionados ao bebê por meio da amamentação.

“Fizemos a cartilha com o intuito de orientar tanto aquela mãe que está começando o processo de amamentação, como aquela mãe que está retornando ao ambiente de trabalho. E, também, para tirar as dúvidas daquelas que querem armazenar o leite em casa. É um conjunto de informações que deve beneficiar bastante e já está sendo utilizado em nossas rodas de conversas”, pontua.