Hias amplia serviço do Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal

10 de setembro de 2021 - 16:43 # # # # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Sesa - Texto
Ascom Hias - Fotos

Mais de 480 crianças e adolescentes são atendidos, atualmente, pelo serviço

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inaugurou, em dezembro de 2011, o Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal (Netiif). Desde então, 485 crianças e adolescentes já foram beneficiados pelo equipamento. Nesta semana, marcando os quase dez anos de atuação, o serviço da unidade está sendo ampliado por meio da implantação da manometria anorretal computadorizada, que possibilitará uma melhor avaliação dos pacientes com incontinência fecal.

“A manometria vai nos municiar de mais informações sobre os pacientes com constipação intestinal crônica e com incontinência fecal. Poderemos, agora, fazer uma avaliação, não mais de forma empírica, mas de forma concreta, pois teremos como checar os valores de pressões do canal anal, do esfíncter, e a resposta ao que tem sido feito, norteando e qualificando nosso tipo de tratamento”, comemora o cirurgião pediátrico e coordenador do Netiif, João Henrique Colares.

Para marcar esse momento, o Hias recebeu, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, o cirurgião baiano e especialista em coloproctologia pediátrica, José Bahia Sapucaia Filho, e a enfermeira Renata Sapucaia. Eles estiveram no hospital para orientar a equipe sobre o uso da manometria anorretal e conhecer melhor o trabalho realizado pelo Netiif para a implementação de um núcleo especializado em Salvador (BA).


Da esquerda para a direita: Renata Sapucaia, José Bahia Sapucaia Filho, João Henrique Colares e Marion Purcaru

“Foi uma satisfação muito grande conhecer o serviço de João Henrique e a gente poder levar essa experiência para o nosso Centro de Manejo do Colo, para o tratamento de incontinência e constipação intestinal. Ao mesmo tempo, foi muito gratificante ter trazido a manometria anorretal para ser utilizada nas cirurgias pediátricas do Albert Sabin, pois é um método de suma importância no diagnóstico e no tratamento das patologias anorretais e que vai trazer um ganho significativo para o trabalho desenvolvido no Netiif”, afirma Sapucaia Filho.

Referência

O Netiif é, até o momento, a única unidade do Norte/Nordeste a prestar esse tipo de assistência. Tem como público-alvo crianças e adolescentes, de zero a 18 anos incompletos, que tenham se submetido a cirurgias de correção do ânus e de reto ou que tenham sofrido traumas no períneo, portadores de mielomeningocele, bem como aqueles que tenham constipação crônica e idiopática. Os pacientes são atendidos na unidade após encaminhamento da cirurgia geral ou da gastropediatria do Hias.

Por meio do tratamento realizado no Núcleo, é proporcionado a crianças e adolescentes uma continência fecal artificial por meio do manejo do colo, possibilitando uma melhor qualidade de vida, uma vez que eles passam a não usar mais fraldas descartáveis. A equipe do Netiif é composta por um cirurgião pediátrico, uma enfermeira, uma psicóloga e uma nutricionista.

Serviço

Núcleo Especializado em Tratamento Infantil da Incontinência Fecal – Hias
Atendimento às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, e às sextas-feira, das 13h às 17h
Contato: (85) 3101-4247