Centro Cultural Bom Jardim abre período de masterclass 2021

13 de setembro de 2021 - 13:12 # # # # # # #

Isabel Mayara Brasil - Ascom CCBJ - Texto
Darlene Andrade - Fotos

Registro de um dos momentos das Masterclass em 2019, a última edição presencial

Momentos únicos de aprendizados e partilha de conhecimento, além de muita cultura e artes potentes em um só espaço. Vem aí, a programação da edição 2021 das Masterclass (aulas-show) do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

As Masterclass acontecem de setembro a outubro, prioritariamente no formato virtual, com aulas-show transmitidas através do canal do CCBJ no YouTube. Os encontros são momentos em que o CCBJ convida nomes de referência nacional e internacional nas áreas de dança, teatro, audiovisual, cultura digital, música e acessibilidade.

“As masterclass da Escola de Cultura e Artes/CCBJ, tem como principal objetivo ampliar o diálogo entre vários atores e atrizes na cena local, estadual e nacional em um grande debate democrático sobre as artes em seus aspectos político, social, econômico, estético e diversidades. São vários encontros com artistas da cena “poética-política” brasileira numa grande partilha de pensamentos (UBUNTU)”, reforça o gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo.

Joaquim também complementa que a programação das Masterclass é uma realização do CCBJ, por meio da Escola de Cultura e Artes do equipamento e compreende seis grandes encontros com artistas de referência nacional, onde poderemos discutir, aprofundar, debater e pensar caminhos para as artes na periferia e na cidade.

Para acompanhar a divulgação dos nomes dos convidados, temas da Masterclass por linguagem, horários de início e links de acesso, fique atento às redes sociais e site do CCBJ. As Masterclass 2021 irão trazer conteúdos e conversas incríveis, com convidados super especiais, de acordo com cada linguagem artística abordada.

Destaques de setembro

Em setembro, as linguagens que irão iniciar o período de Masterclass são Teatro, com o grupo ‘Ói Nóis Aqui Traveiz’, no dia 22 de setembro e Dança, com Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia de Dança e o Instituto Caleidos em São Paulo/SP, no dia 30 de setembro.

Para saber mais sobre as atrações confirmadas, fique atento ao site e redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim. Mais informações serão lançadas nos próximos dias.

Masterclass

Os encontros com os(as) convidados(as) para cada Masterclass acontecerão em dois momentos: O primeiro momento será aberto ao público geral, com aulas-show, exibidas ao vivo pelo Youtube CCBJ. O segundo será interno, voltado para troca de conhecimentos entre palestrantes e estudantes da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Esta programação garantirá declaração de participação. As vagas são limitadas. Após o período inicial de inscrições no primeiro momento das Masterclass, que certifica os participantes, o CCBJ abrirá para o público geral as vagas que não forem preenchidas pelos alunos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Todas as informações sobre os convidados e sobre o evento, como, horários, tema, links de acesso e inscrições serão divulgados em breve no Instagram, Facebook e site do CCBJ.

Versão Virtual

Em 2020, as Masterclass CCBJ trouxeram mestres nas linguagens de dança, teatro, audiovisual, cultura digital, música e acessibilidade. Um dos maiores sucessos da edição anterior foi a Masterclass de Audiovisual, que trouxe Ailton krenak, jornalista, roteirista e escritor reconhecido no cenário nacional para uma aula-show com o tema ““Já me Transformei em Imagem” no canal do CCBJ no YouTube.

Na Masterclass de Música em 2020, o CCBJ convidou o rapper Don L para falar sobre o tema “Produção Musical em Contextos de Guerrilha”, um encontro que traçou as possibilidades criativas e de articulação com artistas de territórios e comunidades musicais. Ambas as lives foram seguidas de um encontro fechado no Google Meet, apenas para inscritos e com direito a certificação. Confira a playlist completa das Masterclass 2020 no canal do CCBJ no YouTube.

Registro de um dos momentos das Masterclass em 2019, a última edição presencial

SERVIÇO

MASTERCLASS CENTRO CULTURAL BOM JARDIM (CCBJ/SECULT/IDM)

O QUE É: Seis grandes encontros (um por linguagem) com artistas de referência nacional em formato de aulas-show.

QUANDO: Setembro a Outubro de 2021.

Masterclass de Teatro: com o grupo ‘Ói Nóis Aqui Traveiz’ (RS) – dia 22/09.

Masterclass de Dança: com Isabel Marques (SP), diretora do Caleidos Cia de Dança e o Instituto Caleidos em São Paulo/SP – dia 30 de setembro.

ONDE: Youtube CCBJ.

COMO: Dois momentos, o primeiro destinado aos alunos da Escola de Cultura e Artes (vagas limitadas) e caso não tenha completado as inscrições abre ao público e um segundo momento, para o público em geral, transmitido ao vivo pelo Youtube CCBJ.

PROGRAMAÇÃO E DETALHES DO EVENTO:

Todas as informações sobre os convidados e sobre o evento, como, horários, tema, links de acesso e inscrições serão divulgados em breve no Instagram, Facebook e site do CCBJ.