Um passeio pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará: conheça os espaços

13 de setembro de 2021 - 15:38 # # #

Ivy Ariane - Ascom Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Recém-reinaugurada, a Bece conta com novos setores e espaços

Com estrutura e ambientação modernizadas e conceito ampliado, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), é o novo dínamo cultural para o Ceará. A nova estrutura da Bece conta com 12 setores. Alguns já conhecidos do público, outros são novidades que integram o novo conceito e dialogam com as políticas de livro, leitura e literatura da Secult Ceará.

A Bece se constitui como um lugar de encontro de todas as idades e formações, de partilha e fruição cultural, de experiências de criação, pensamento, leitura, escrita, diálogo e escuta sensível. Para conhecer os diversos setores e espaços, distribuídos entre cinco andares, é necessário agendar uma Visita Guiada. Para quem quer estudar, ler, pesquisar os acervos de jornais e obras raras, acessar à internet ou solicitar empréstimos de livros, pode agendar escolhendo o setor, o dia e o turno que deseja. O agendamento é feito no site bece.cultura.ce.gov.br/servicos/.

Exposição “Leitura e Liberdade”

À luz desse novo conceito, a Biblioteca abriu ao público a exposição “Leitura e Liberdade”, que reúne obras de artistas visuais cearenses e nacionais convidados, além de livros raros e peças do Museu do Ceará, Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição pode ser conferida nos setores Arte e Iconografia, Atualidades, Coleção Ceará e Espaço Multiuso. O acesso é mediante agendamento de Visita Guiada.

Conheça os setores e espaços da Biblioteca:

Artes e Iconografia: acervo dedicado ao mundo das artes – fotografia, cinema, música, dança, design, arquitetura, livro-arte, artes plásticas e artesanato. Tudo em um só lugar. O espaço contempla três cabines com TVs para exibição de filmes e documentários.

Atualidades: o mais novo espaço da Biblioteca, reservado aos lançamentos editoriais recentes, revistas e novidades no campo do livro e da literatura.

Coleção Ceará: parte do setor de Obras Gerais, a “Coleção Ceará” se constitui como um dos mais relevantes acervos da biblioteca composta por obras de autores cearenses e sobre o Ceará, com mais de 24 mil exemplares.

Espaço Multiuso: salas com divisórias removíveis podendo criar até quatro ambientes para múltiplos usos (reuniões, palestras, cursos, oficinas, lançamento de livros, dentre outras atividades). Integrado à área externa de convivência com varanda e jardim.

Infantil/Bebê BECE: o lugar mais alegre, colorido e vivo da biblioteca. Com um mobiliário adaptado ao universo lúdico da infância, o ambiente oferece um acervo que estimula o gosto pela leitura, jogos e brinquedos, um espaço exclusivo para bebês que conta ainda com um fraldário. Aos finais de semana, o espaço oferece apresentações artísticas de estímulo à leitura com contação de histórias e demais atividades.

Laboratório de Conservação e Restauro e Encadernação de papéis: destinado à preservação e restauro de obras e documentos que sofreram desgastes decorrentes do tempo e uso. Com novos equipamentos, o Laboratório no momento está aberto internamente para o restauro do acervo da Biblioteca e posteriormente para instituições parceiras e para atividades formativas.

Leitura Acessível: aqui você encontra um acervo acessível com livros em braille e audiolivros. O espaço conta com novos equipamentos e mobiliário acessíveis – máquinas de escrever, computador com teclado e tela ampliados, impressoras braille e scanner de conversão de texto em áudio, “dosvox”, NVDA, lupas etc.

Microfilmagem: integrado ao setor de Periódicos, a Microfilmagem dispõe de um valioso acervo de jornais e documentos raros dos séculos XIX e XX colocados à disposição dos estudiosos e pesquisadores por meio da consulta local.

Obras Gerais: o maior setor da biblioteca, com mais de 31 mil exemplares em literatura nacional e estrangeira, entre romances, poesia, teoria, filosofia, ciências humanas, meio ambiente, ciências exatas, dentre outras áreas do conhecimento.

Obras Raras: setor que reúne um dos mais importantes acervos do país com livros em português, latim clássico, francês e inglês. Entre as preciosidades, destacam-se: o incunábulo “Éclogas, Bucólicas, Geórgicas, Eneida” do poeta Virgílio, impresso em Nuremberg em 1492; as obras de Santo Agostinho; dos oradores Cícero, Demóstenes e Platão; do fabulista Fedro e obras de outros renomados autores da literatura mundial impressas nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX, além de raridades da literatura nacional e cearense.

Oficina do Fazer (Makerspace): esse é mais um novo espaço da biblioteca que funcionará como um laboratório de criação, acolhendo grupos de estudos e atividades voltadas para o desenvolvimento de atividades formativas como cursos, oficinas de escrita criativa, mediação de leitura, ilustração, fanzines, jogos educativos, dentre outros.

Periódicos: espaço da hemeroteca onde pesquisadores e demais usuários encontram os jornais antigos publicados no Ceará; o Diário Oficial do Estado, desde 1970; revistas, boletins informativos, anais, anuários estatísticos, relatórios, e outros documentos que compõem esse relevante acervo.

Ficou com vontade de conhecer a Bece? Saiba como agendar a sua visita:

O acesso à Bece se dá mediante agendamento on-line no site bece.cultura.ce.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a domingo, dividido em dois turnos – das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já as Visitas Guiadas acontecem de terça a domingo nos seguintes horários: 9h30, 10h30, 13h30 e 14h30. É obrigatório o uso de máscaras no interior da Bece.