Confira a programação híbrida da Biblioteca Pública Estadual do Ceará entre 16 e 19 de setembro

15 de setembro de 2021 - 15:19 # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece - Texto
Divulgação - Fotos


A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma programação diversificada e híbrida de 16 a 19 de setembro. A professora doutora Jaquelânia Aristides debaterá “A teoria e a pesquisa em literatura” no programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica, nesta quinta (16), no Youtube. Ainda na quinta, acontece a segunda aula do curso online “Fortaleza Literária: Romances e Espaços Urbanos”, facilitado por Charles Ribeiro.

Duas atividades também movimentam a programação da Bece na sexta (17): o lançamento do livro “Liz – livro infantil inclusivo”, da ACB Esporte & Cultura, no Setor Infantil, e o webinário “Escritas Vulcânicas: potencializando uma literatura de alternativas”, com Lais Eutalia Silva de Sousa, no Youtube.

Fim de semana Infantil

O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 18 e 19 a programação infantil “Contação de Histórias: “Contos e Canções para gente pequena e quem mais chegar”, com Mônica Rodrigues”, às 10h30 e às 14h30. A entrada é gratuita e para ter acesso é necessário agendamento prévio no site bece.cultura.ce.gov.br/servicos. Cada família pode agendar no máximo quatro pessoas, entre adultos e crianças, por agendamento.

Confira o resumo da programação virtual e presencial

Dia 16, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “A teoria e a pesquisa em literatura” com a professora Jaquelânia Aristides – Youtube Bece

Dia 16, às 15h – Arte em Rede | Curso “Fortaleza Literária: Romances e Espaços Urbanos”, facilitado por Charles Ribeiro – Google Meet

Dia 17, às 10h – Lançamento do livro “Liz – livro infantil inclusivo”, da ACB Esporte & Cultura – Presencial – Espaço Infantil (para convidados)

Dia 17, às 18h30 – Arte em Rede | Webinário “Escritas Vulcânicas: potencializando uma literatura de alternativas”, com Lais Eutália e Bruna Sonast – Youtube Bece

Dias 18 e 19, às 10h30 e às 14h30 – Contação de Histórias: “Contos e Canções para gente pequena e quem mais chegar”, com Mônica Rodrigues – Presencial por agendamento – Espaço Infantil

Programação por ordem cronológica

 

DIA 16/9 – QUINTA-FEIRA

15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “A teoria e a pesquisa em literatura” com a professora Jaquelânia Aristides

Youtube Bece

O Descobertas da Pesquisa Acadêmica de setembro é a quarta edição do programa iniciado no último mês de junho. Dia 16, contaremos com a presença da professora e pesquisadora, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Jaquelânia Aristides, que abordará os aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em Literatura. O programa tem sido dedicado aos pesquisadores em Ciências Humanas voltados aos estudos em Biblioteconomia, Ciência da Informação, História, Literatura, Antropologia, Sociologia, Filosofia etc. Tem o objetivo, portanto, de convocar professores e pesquisadores a trocarem experiências com jovens estudantes de Mestrado e de Doutorado e, principalmente, da Iniciação Científica das áreas acima mencionadas. Cabe ressaltar que o Descobertas da Pesquisa Acadêmica é uma iniciativa da Coordenação de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

 

15h – Arte em Rede | Curso “Fortaleza Literária: Romances e Espaços Urbanos” por Charles Ribeiro

Google Meet – Inscrições Encerradas

Um mergulho sobre a cidade de Fortaleza nos seus variados aspectos, é o que propõe Charles Ribeiro, professor de Literatura e Doutor em Literatura Comparada, no curso “Fortaleza literária: romances e espaços urbanos”. Selecionado na convocatória para seleção de projetos em formato digital, “Arte em Rede”, o curso examinará a cidade de Fortaleza nos seus variados aspectos. Enfatizando as representações ficcionais do espaço urbano em seus contrastes e mutações, além de desenvolver a interdisciplinaridade entre a Literatura, a História e o Urbanismo, Charles propõe um estudo de quatro romances clássicos de autores cearenses que têm a cidade de Fortaleza como principal cenário para o desenvolvimento de suas tramas, são eles: “A afilhada” (1889), de Oliveira Paiva; “A Fome” (1890), de Rodolfo Teófilo; “A normalista” (1893), de Adolfo Caminha e um romance do regionalismo de 30, “O Quinze” (1930), de Rachel de Queiroz.

 

DIA 17/9 – SEXTA-FEIRA

10h – Lançamento do livro “Liz – livro infantil inclusivo”, da ACB Esporte & Cultura

Setor Infantil – evento fechado

O livro é voltado para o público infantojuvenil, então a narrativa e as ilustrações têm uma pegada mais lúdica. A história é inspirada na personagem Liz, de autoria do quadrinista cearense, Daniel Brandão, e conta as aventuras de quatro crianças no processo de aprendizagem sobre a importância da acessibilidade: Liz (inspirada na filha de Daniel Brandão), Juninho, Emylle (inspirada na ativista cadeirante Emylle Torres) e Nico, personagem cego, criado exclusivamente para a obra. Quase toda a história se passa no ambiente escolar e tem como mote principal o respeito pela diferença e a promoção de um ensino que inclua as pessoas e eduque em função de uma sociedade mais acessível.

 

18h30 – Arte em Rede | Webinário “Escritas Vulcânicas: potencializando uma literatura de alternativas”, com Lais Eutália e Bruna Sonast

Youtube Bece

A vivência terá como principal objetivo possibilitar um espaço de trocas, incentivo e valorização da literatura produzida pelas mulheres que residem nos bairros geográficos e socialmente marginalizados de Fortaleza (CE). Para tal, serão apresentadas as poesias, artes visuais e fotografias de diversas artistas marginais da cidade, partindo de suas narrativas para compreender qual é a importância da arte na vida das mulheres, que são atravessadas por diversas problemáticas estruturais, cotidianamente; e de que forma a literatura pode criar alternativas de (re) existência para estas mulheres.

 

DIA 18 E 19/9 – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 – Contação de Histórias “Contos e Canções para gente pequena e quem mais chegar”, com Mônica Rodrigues

Setor Infantil – Por agendamento

Uma proposta que reúne duas linguagens artísticas para crianças pequenas. Embalados pela sonoridade musical e o contexto imaginativo provocado pela escuta de uma boa história, os ouvintes serão agraciados com um momento prazeroso em família. A partir do enlace entre história e canção, a narradora reunirá no palco, palavras e ritmos que dialogam de forma lúdica com o universo simbólico infantil. As canções brincam com as possibilidades lúdicas que a música oferece e fornecem argumento para os contos que serão narrados por Mônica Rodrigues que conduzirá o público nessa aventura convidativa.