Lote com 47 mil doses de vacina contra a Covid-19 chega ao Ceará

15 de setembro de 2021 - 16:08 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco - Fotos Yuri Leonardo - Infografia

Mais de 62% da população cearense já recebeu pelo menos a D1

Para seguir avançando na imunização dos cearenses, o Ceará recebeu, nesta quarta-feira (15), novo lote com 47.970 doses da Pfizer/BioNTech, que serão utilizadas para aplicação da primeira dose (D1). Está prevista para esta semana a chegada de remessa com doses da AstraZeneca/Fiocruz para segunda dose (D2).

“Recebemos nesta tarde mais 47.970 doses de vacinas da Pfizer, que serão utilizadas para D1. Seguimos no aguardo de confirmação, por parte do Ministério da Saúde, da chegada de novo lote de AstraZeneca para esta semana. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, reiterou o governador Camilo Santana em suas redes sociais.

O lote da Pfizer, enviado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, já está na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes, que agora totalizam 10.915.778 doses, será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. Até o momento, o Ceará entregou aos 184 municípios o equivalente a 10.014.435 aplicações (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas desta terça-feira (14), foram aplicadas 8,78 milhões de doses. Com isso, quase 5,78 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 2,99 milhões concluíram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen.

Mais de 62% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 32% está com esquema vacinal concluído.

Vacinas salvam vidas

De acordo com o titular da Sesa, Marcos Gadelha, os indicadores da Covid-19 no Ceará apontam condições adequadas para o processo de retomada gradual, progressiva e responsável das atividades econômicas e comportamentais. Entretanto, o secretário alerta para a circulação viral e o surgimento de novas variantes, como a delta, e reforça a importância da vacinação em massa.

“Eu queria pedir ao cidadão cearense que convoque seus familiares, vizinhos e todas as pessoas que conhece para se engajar nesse processo de vacinação e de convencimento das pessoas da necessidade de se vacinar. Quem não tomou a primeira dose, que tome a primeira dose. Quem tomou a primeira dose e ainda não tomou a segunda dose, que tome a segunda dose. Porque essa é a principal estratégia no combate à pandemia, além das outras medidas preventivas; uso de máscara, evitar aglomeração, higienização das mãos e do cuidado com aquelas pessoas que têm perfil de risco”, orienta Marcos Gadelha.

O cadastro para a vacinação deve ser realizado na plataforma Saúde Digital. Após o preenchimento do formulário, um e-mail é enviado para a confirmação do registro. A alternativa à confirmação online é telefonar para 0800 275 1475.