Serviço de Estomaterapia do Hias inicia ciclo de atualização com equipes de Enfermagem

15 de setembro de 2021 - 17:22 # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias Texto e Fotos

Capacitação busca instrumentalizar o fazer profissional do serviço de Enfermagem no manejo das estomias, feridas e incontinências

O Serviço Especializado em Estomias, Feridas e Incontinências (Seefi) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início nesta quarta-feira (15) ao Ciclo de Atualização em Estomaterapia. Com previsão de duração de 12 meses, a iniciativa pretende formar toda a equipe de enfermeiros e técnicos de Enfermagem, totalizando cerca de mil profissionais.

Com o apoio da Liga de Estomaterapia da Universidade Estadual do Ceará (LEE-Uece), da Residência Multiprofissional e do Centro de Estudos e Educação Permanente do Hias, a capacitação tem a finalidade de instrumentalizar o fazer profissional do serviço de Enfermagem no manejo das estomias, feridas e incontinências.

Segundo o enfermeiro e coordenador do Seefi, Dielson Alves, o ciclo fará uso das modalidades on-line e in loco, no método “Pit-stop”, para um melhor aprimoramento técnico-científico, buscando alinhar as boas práticas na assistência em saúde. “Com o ‘Pit-stop da pele’, queremos trazer teoria e prática para um nível de realidade atual, focando no dia a dia dos profissionais, agregando inovação, tecnologia, gestão de processos, visão sistêmica e trabalho em equipe”, acrescenta.

Ciclo de Atualização é mais uma iniciativa voltada para o processo de educação permanente dos profissionais do Hias que tem como foco a segurança do paciente

Os treinamentos serão inicialmente ministrados para as equipes das unidades fechadas, mas, posteriormente, as unidades abertas também vão ser contempladas. Os profissionais da Unidade de Pacientes Especiais (UPE) foram os primeiros a participar da capacitação. Apesar de a formação ser voltada para enfermeiros e técnicos de Enfermagem, a ideia é que eles sejam multiplicadores e orientem os demais membros da equipe assistencial.

O Ciclo de Atualização é mais uma iniciativa voltada para o processo de educação permanente dos profissionais do hospital que tem como foco a segurança do paciente e também a adequação aos protocolos do Projeto Paciente Seguro (PPS), desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, com apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). A prevenção de lesão por pressão, um dos temas que serão abordados na capacitação, é um dos eixos preconizados pelo PPS que vem sendo trabalhado no Hias e também nos demais hospitais participantes do projeto.

Além dos protocolos de prevenção de lesão de pele, o Ciclo vai reforçar a logística e os fluxogramas do Seefi e abordar temáticas como estomias de eliminação e de alimentação, além do manejo do cateterismo intermitente na internação.

Cenário atual
Na primeira etapa do projeto, que culminou no Ciclo de Atualização em Estomaterapia, a equipe do Seefi fez uma avaliação das práticas dos profissionais em relação a estomias, feridas e incontinências nas unidades para saber o nível de conformidade com os protocolos. Após a avaliação, foram entregues certificados para cada unidade, bem como uma pasta com todos os documentos e fluxogramas do Serviço e o programa da capacitação.

 


Após avaliação da prática dos profissionais, certificados foram entregues para cada unidade

“Pensamos que seria importante iniciar nosso trabalho agradecendo pelo trabalho que os profissionais têm feito no sentido de executar as melhores práticas, pois motivaria a equipe para aderir à nossa formação, seja visando manter o 100% de conformidade, seja buscando alcançar o nível máximo”, reforça o coordenador do Seefi, Dielson Alves.