Mais Infância ultrapassa os 300 equipamentos no Ceará com entregas em quatro municípios

16 de setembro de 2021 - 18:45 # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e Tatiana Fortes - Fotos

Os municípios de Chaval, Miraíma e Pires Ferreira receberam, nesta quinta-feira (16), dois novos equipamentos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: brinquedopraça e academia ao ar livre. Por meio de transmissão virtual, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, conduziram a solenidade que teve participação remota dos prefeitos Sebastião Sotero, Ednardo Filho e Lívia Muniz. O investimento total é de cerca de R$ 487 mil. Na noite da última quarta-feira (15) o governador Camilo Santana entregou ainda dois Centros de Educação Infantil (CEIs), em Sobral.

Com as entregas, são 304 equipamentos entregues por meio do Programa Mais Infância Ceará, sendo 156 brinquedopraças.

“As famílias desses três municípios estão sendo contempladas com esse espaço de desenvolvimento, totalmente lúdico, que vai auxiliar no desenvolvimento infantil. Essa parceria com as prefeituras vem proporcionando alegria e estímulo às crianças cearenses, da Capital ao interior, com brinquedos convencionais e inclusivos”, destaca Onélia Santana.

“O Estado do Ceará se agiganta na política da infância. Os equipamentos entregues hoje nos municípios fazem parte de um projeto, hoje lei de Estado, criado para que possamos fortalecer o vínculo entre a população e, por conseguinte, desenvolver as crianças”, pontua a secretária Socorro França.

A moradora de Miraíma, a orientadora social Ana Célia Alves, esteve no espaço com o filho e aprovou a instalação do equipamento. “Achei muito importante a presença desses brinquedos para as crianças do nosso município, pois passa a ser um local a mais de lazer. Integrar a população em um mesmo local é pensar em todos”, destaca.

Integração social

Os espaços de lazer para as crianças são áreas cercadas de 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.
A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental

Na entrega, crianças de cada município realizaram a plantação de mudas nos jardins das praças, com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doaram plantas para a população local. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garante o espaço do brincar mais agradável e estimula o desenvolvimento infantil. No total, já foram realizados o plantio de 3 mil mudas e mais de 2,8 mil doações de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais.