Theatro de Portas Abertas: edição de setembro oferece atividades presenciais e virtuais pelas redes sociais do TJA

16 de setembro de 2021 - 15:07 # # # # #

Teresa Monteiro - Ascom TJA

Webinário, homenagem à Beliza Guedes, Hora do Ângelus e Ricardo Guilherme no YouTube estão entre as atrações do projeto mensal, já a partir das 8h

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, na próxima sexta-feira (17), mais uma edição do tradicional projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”, que celebra a cada mês o seu aniversário de fundação (17 de junho de 1910).

Neste mês, as atividades irão ocorrer tanto de forma presencial, quanto pelas redes sociais do TJA – Instagram e canal do YouTube – iniciando, já a partir das 8h, com a transmissão da “Visita Espetacular On-Line”, projeto idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, do Instituto Teatro Público. O Instituto também ficará à frente de um webinário sobre “Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais”, às 10h, pelo canal do YouTube do TJA e do próprio Instituto.

A partir das 9h (e prosseguindo às 10h, 11h, 14h e 15h), têm início as Visitas Guiadas que, de forma presencial e seguindo todos os protocolos recomendados em relação à Covid-19, terão a entrada franca. Às 16h, porém, a atividade será conduzida pelo ex-guia cultural do local, Fábio Lessa. Às 19h, a novidade do mês será a estreia da “Visita Guiada Noturna”. O agendamento prévio, para todos os horários, deve ser realizado pelo telefone (85) 3101-2583.

No Pátio Nobre, a partir das 14h, entra em cena a feirinha do ateliê “Maria vem com as outras”. Criada em 2005 e idealizada por Beliza Guedes, é formada por mulheres da comunidade de Iparana (Caucaia) e desenvolve ações voltadas para a economia criativa, o meio ambiente, a cultura popular e tradicional, visando transformar habilidades criativas em ativos econômicos, disseminando a cultura da economia solidária.

Homenagens e outras atrações

Arte-educadora, artesã, atriz e produtora cultural, Beliza Guedes também será homenageada no dia, batizando com seu nome o “Camarim do Jardim”. A nomeação do espaço integra as ações do Theatro José de Alencar que, desde o seu aniversário de 110 anos, em 2020, procura intensificar, atualizar e registrar a memória da cena cultural cearense, a partir de personalidades de diversas gerações.

A cantora Lia Veras será novamente atração, às 18h, dentro da aguardada “Hora do Ângelus”. Acompanhada de um teclado, a cearense irá interpretar canções temáticas na fachada principal. Na sequência, o Café Iracema será palco para o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Um Artista da Luz Vermelha”, de Yuri Marrocos. Na ocasião, haverá ainda performance do ator Murillo Ramos.

Pelo Instagram do TJA, às 18h30, será apresentado, diretamente de Quixadá, o show “Made in Sertão”, com DJ Babu e o sanfoneiro Lucas Almeida, sendo esta uma ação do Sistema Estadual de Teatros (SET-CE). No repertório, um passeio pelo cancioneiro popular, enaltecendo o forró de raiz numa homenagem a artistas que levaram esse ritmo nordestino para o mundo afora; a participação especial será de Shay Melo (vocal).

Já pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar, às 19h30, o ator e diretor Ricardo Guilherme será protagonista de “Um Conto em Cada Canto”. Numa série dividida em vários episódios, Ricardo Guilherme irá contar histórias sobre o espaço, em uma espécie de visita-guia em que as câmeras serão os visitantes virtuais via internet.

Por fim, também com transmissão pelo YouTube do Theatro José de Alencar, a programação especial de setembro do “Theatro de Portas Abertas” irá apresentar a “Retrospectiva TJA Virtual 2020/2021”, que irá destacar alguns momentos marcantes do canal no ano que passou. Para completar, será exibida ainda a exposição virtual do artista Antônio Farias.

Segurança na retomada

Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, o Theatro José de Alencar irá operar respeitando critérios de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19. Para todos os horários das Visitas Guiadas, faz-se necessário um agendamento prévio por telefone e grupos de, no máximo, dez pessoas por visita.

É também recomendada a higienização das mãos ao entrar no Theatro. Para tal, há tótens com álcool em gel 70% espalhados por todo o local. Além disso, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período que estiverem nas dependências do TJA e o distanciamento de 2m de outras pessoas. Confira a programação detalhada:

Programação completo*

8h

Projeto “Visita Espetacular On-Line”

(Transmissão: YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público)

 

9h, 10h, 11h, 14h e 15h

Visitas Guiadas Presenciais

Entrada franca – mediante agendamento pelo fone (85) 3101-2583

 

10h

Webinário sobre o tema “Educação e Patrimônio: práticas educativas mediadas pelos bens culturais”, com Edilberto Florêncio e Edglê Lima

Mediação: Ednéia Quinto (Tutti), do Instituto Teatro Público

(Transmissão: YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público)

 

14h

Feirinha do ateliê “Maria vem com as outras”, de Beliza Guedes

(Pátio Nobre do TJA)

 

16h

“Visita Guiada Especial” com Fábio Lessa e as integrantes do projeto “Maria vem com as outras”

Entrada franca – mediante agendamento pelo fone (85) 3101-2583

 

17h

Nomeação do “Camarim do Jardim” e homenagem à Beliza Guedes

(Instagram do TJA)

 

18h

“Hora do Ângelus” com a cantora Lia Veras

(fachada principal do TJA)

 

18h30

Lançamento do livro “Um Artista da Luz Vermelha”, de Yuri Marrocos

+

Performance do ator Murillo Ramos

(Café Iracema)

 

18h30

Apresentação do show “Made in Sertão”, com DJ Babu e o sanfoneiro Lucas Almeida, de Quixadá – Ação do SET/CE

(Instagram do TJA)

 

19h

Estreia da “Visita Guiada Noturna”

Entrada franca – mediante agendamento pelo fone (85) 3101-2583

 

19h30

“Um Conto em Cada Canto – Episódio #1”, com Ricardo Guilherme

(Transmissão: YouTube do TJA)

 

20h15

“Retrospectiva TJA Virtual 2020/2021”

+

Exposição Virtual do artista Antônio Farias

(Transmissão: YouTube do TJA)

* Programação sujeita a alterações.

Serviço

Theatro de Portas Abertas – Setembro 2021

Quando: dia 17 (sexta-feira), a partir das 8h

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro) e nas redes sociais do equipamento (Instagram: @tja.theatrojosedealencar / canal do YouTube: www.youtube.com/theatrojosedealencar)