Após se capacitar no CITS, jovem abre salão de beleza e já pensa em expansão

17 de setembro de 2021 - 15:14 # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Drawlio Joca - Fotos

A jovem encontrou sua vocação nos cursos dos CITS

Com brilho no olhar, Lyandra Farias (23) mostra a sala onde atende suas clientes. O Studio Depilya é a realização de um sonho que iniciou ainda em 2018, nas salas de aula do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) São Bernardo, equipamento da  Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que junto a outras seis unidades ofertam capacitação profissional para jovens e adultos em diversos bairros  da Capital. Ver vagas disponíveis ao final da matéria

Lyandra se capacitou nos cursos de Depilação, Design de Sobrancelhas e Maquiagem. “Se hoje estou comprando meu apartamento próprio e já penso em um lugar maior para expandir meu negócio é porque eu tive incentivo no Cits e dentro de casa. Nunca vou esquecer que minha mãe viu uma matéria na televisão sobre vagas para cursos profissionalizantes e anotou o número do Cits na parede para que eu pudesse depois ligar e me inscrever. Foi uma coisa tão simples, mas que mudou minha trajetória”, conta a empreendedora, que na época ainda não tinha perspectiva de trabalho, e a partir da capacitação no Cits teve a certeza de que sua vocação era trabalhar na área de beleza.

Atualmente, Lyandra também ministra cursos online para turmas com 100 meninas e segue se capacitando para inovar no seu nicho de atuação. “Eu sempre digo para minhas alunas perseverarem e acreditarem que podem transformar seus sonhos em realidade, mesmo que demore. Eu digo isso porque quando comecei não tinha nem uma sala para trabalhar. Fazia os atendimentos dentro do meu quarto”, relembra Lyandra, que no início também trabalhou atendendo a domicílio.

“O início nunca é fácil e eu não romantizo esse processo, porque só eu sei o quanto precisei me desdobrar para dar conta de tudo. Em meio a este processo acabei participando para uma seleção do Jovem Aprendiz numa distribuidora de alimentos e fui contratada para uma vaga fixa. Fiquei três anos me dividindo entre o emprego fixo e os atendimentos à clientela que não parava de crescer”, conta a empreendedora.

Há três meses, depois de muita pesquisa e consultas com outros profissionais da área, Lyandra decidiu abrir mão da segurança do emprego fixo para se dedicar integralmente ao trabalho autônomo. “Em julho deste ano eu virei a chave que faltava e assumi o que eu queria de fato fazer da minha vida. Sou muito realizada com esta escolha que é diária e que exige muita dedicação e pesquisa. Se hoje eu posso não só sustentar minha casa, como também ajudar meus pais com as despesas deles e ser um suporte para tudo que eles precisam  é porque eu acreditei no meu sonho e descobri minha força aqui mesmo, no meu lugar”, atesta Lyandra, que mora ao lado do estúdio de trabalho e da casa dos pais, em Messejana.

Inclusão Social e Profissional

Lyandra é uma dentre tantos outros jovens e adultos que encontraram no Cits uma carreira profissional. As sete unidades localizadas nos bairros Aerolândia, Conjunto Ceará, José Walter, Mucuripe, Parque São José, Jangurussu e São Bernardo seguem disponibilizando vagas para os cursos de  Maquiagem Artística, Automaquiagem, Comidas Regionais, Preparação de Massas, Escovista, Inglês Funcional, Penteado para Festas e Salgados Comerciais. As inscrições iniciaram neste mês de setembro e seguem até outubro, mês em que iniciam as aulas. Os interessados podem ligar na unidade em que os cursos estão sendo ofertados para se informar sobre as vagas e inscrições.

“O relato da Lyandra nos mostra a importância e o alcance do trabalho desenvolvido nos Cits. Estes espaços têm sido pontes para que os jovens da periferia possam acessar o mercado de trabalho cada vez mais cedo e com qualificação para alçar altos voos. Nos cursos dos Cits eles tanto aprendem sobre a área específica que estão estudando como também recebem orientações diversas sobre mercado de trabalho e empreendedorismo”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

A coordenadora dos Cits, Wânia Azevedo, ressalta que as sete unidades ofertam formação profissional durante todo o ano através dos cursos, capacitações e oficinas com temáticas que atendem as demandas das comunidades no que se refere a oportunidades de geração de renda e preparação para inserção no mundo do trabalho. “Ainda nesse ano de 2021 realizaremos em torno de 60 oficinas de aperfeiçoamento e oficinas de inclusão social e produtiva, todas no formato presencial, atendendo uma média de 600 beneficiários”, pontua a coordenadora, lembrando que além das capacitações, os equipamentos realizam atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer, como artes marciais, futebol, ginástica, teatro e balé.

Onde se inscrever?

CITS Conjunto Ceará – Rua 1.111, n° 10, 4° Etapa, Conjunto Ceará
Telefone:(85)3218-6837
Curso: Inglês Funcional, Penteado para Festas, Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social

CITS Jangurussu – Rua L, n° 20, Conjunto João Paulo II, Jangurussu
Telefone:(85)3254- 1464
Curso: Automaquiagem, Inglês Funcional, Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Ensino fundamental incompleto, Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

CITS São Bernardo – Rua 24 de novembro, n° 555, Conjunto São Bernardo
Telefone:(85)3274-8199
Curso: Inglês funcional, Salgados Comerciais e Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Ensino fundamental incompleto, Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

CITS Mucuripe – Rua do Entardecer, n° 160, Vicente Pinzón
Telefone: (85)3101-1552
Curso: Preparação de Massas, Inglês Funcional e Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Ensino fundamental incompleto, Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

CITS Aerolândia – Rua dos Antares, s/n, com Rua Monte Cristo, n° 191, Aerolândia / Telefone: (85)3272-2501
Curso: Maquiagem Artística, Inglês Funcional e Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Ensino fundamental incompleto, Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

CITS José Walter – Av. K, n° 330, 1° Etapa, Conjunto José Walter
Telefone: : (85)3218-6919
Curso: Comidas Regionais, Escovista, Inglês Funcional e Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Ensino fundamental incompleto, Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

CITS Parque São José – Av. Cônego de Castro, n° 3.955, Parque São José
Telefone: (85)3101-3002
Curso: Inglês Funcional e Meu Futuro Emprego
Pré-requisito: Pessoas a partir dos 16 anos em situação de vulnerabilidade social.