Dia Mundial da Limpeza 2021 acontece neste sábado e terá ações na Praia de Iracema e no Cumbuco

17 de setembro de 2021 - 12:02 # # # #

Ascom Sema

18 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), promove neste sábado (18) uma campanha educativa nas áreas de entorno dos recursos hídricos, com a participação de 33 municípios – sendo os 23 municípios costeiros – e nas Unidades de Conservação (UC) estaduais.

A ação terá apoio de movimentos da sociedade civil, tais como Ecomuseu do Mangue, Apremace-Aquiraz, Oceano sem Bituca, Hub Cumbuco e Nossa Iracema. O evento, que fará parte da programação alusiva à Década do Oceano, será conduzido por três coordenadorias da Sema: Desenvolvimento Sustentável (Codes), Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e Biodiversidade (Cobio), com participação da Equipe do Cientista Chefe do Meio Ambiente.

Na capital, a principal concentração acontece na orla da Praia de Iracema, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Prefeitura de Fortaleza, com a participação de colaboradores da Sema e de voluntários. O cortejo de limpeza sairá de frente ao Hotel Sonata, indo até o Poço da Draga. “O objetivo do evento vai além de coletar o lixo que foi indevidamente descartado, a proposta não é só fazer limpezas pontuais desses locais, mas sermos exemplo do cuidado que a sociedade deve ter para com o planeta”, disse o titular da Sema, Artur Bruno.

Também será destaque uma ação no Cumbuco, em Caucaia, junto com a Prefeitura Municipal, com concentração inicial na Praça do Cumbuco. “A praia está concorrendo ao selo do programa Bandeira Azul, certificação de caráter socioambiental, reconhecida internacionalmente, com foco em quatro temas: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, e gestão ambiental”, explicou Bruno.

O Dia Mundial da Limpeza de 2021 ou World Cleanup Day vai acontecer em mais de 180 países, com a participação de mais de 50 milhões de voluntários que vão limpar as suas comunidades, bairros, parques, florestas, desertos, rios, praias e lagoas.