PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Lote com 278 mil doses de CoronaVac chega ao Ceará

18 de setembro de 2021 - 12:55 # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos

Os imunobiológicos serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses

Mais 278.200 doses de CoronaVac/Butantan chegaram ao Ceará na manhã deste sábado (18). Após o desembarque do lote no Aeroporto Internacional de Fortaleza, os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

“As 278.200 doses de CoronaVac que recebemos nesta manhã já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para repasse a todos os municípios. As doses serão utilizadas para D1 e D2. Juntos estamos superando essa pandemia”, afirmou Camilo Santana, em publicação nas redes sociais.

A distribuição dos imunizantes, que agora totalizam 11.193.978 doses enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. Até o momento, o Ceará entregou aos 184 municípios o equivalente a 10.182.499 aplicações (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen). O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

O caminho é a vacina

Durante o anúncio do novo decreto contra a Covid-19 no Ceará, realizado nessa sexta-feira (17), o governador Camilo Santana reiterou que a vacina de adolescentes está mantida no estado e fez um apelo para todos continuarem com a imunização.

“A orientação dos especialistas é vacinar. Para quem tomou a primeira dose, não perca a segunda aplicação. Se perdeu o prazo da vacinação da segunda dose, procure um posto e se vacine. Já estamos dando o reforço da terceira dose aos mais idosos, e quanto mais pessoas forem imunizadas, melhor será o enfrentamento da pandemia. Além disso, decidimos, através de comitê, que vamos manter a vacinação entre os jovens de 12 a 17 anos, pois a decisão polêmica e unilateral do Ministério da Saúde – de sugerir a parada da vacinação para essa faixa etária – vai contra a orientação dos especialistas de saúde, da Anvisa. Quero fazer um apelo para todos os jovens e adolescentes do Ceará, e aos seus pais, para que se vacinem, aos pais e aos jovens. Estamos aplicando a vacina Pfizer, por orientação dos especialistas”, afirmou o gestor.

O cadastro para a vacinação deve ser realizado na plataforma Saúde Digital. Após o preenchimento do formulário, um e-mail é enviado para a confirmação do registro. A alternativa à confirmação online é telefonar para 0800 275 1475.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas desta quinta-feira (16), foram aplicadas 8,95 milhões de doses. Com isso, 5,85 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 3,09 milhões completaram o esquema vacinal, considerando D2 ou dose única da Janssen. Mais de 63% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e mais de 33% está com esquema vacinal concluído.