Campanha Setembro Amarelo envolve pacientes e profissionais do HSM

20 de setembro de 2021 - 16:22 # # # # #

Milena Fernandes - Ascom Sesa Texto e Fotos

Hospital de Saúde Mental vem realizando atividades recreativas desde o início de setembro sobre prevenção ao suicídio com pacientes e profissionais de saúde

Um mês inteiro dedicado à valorização da vida. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a campanha Setembro Amarelo, focada na prevenção ao suicídio, tem proporcionado diversas ações internas envolvendo pacientes e profissionais. Na unidade hospitalar, a campanha, que já dura mais de duas semanas, vem realizando diálogos, informes, atividades recreativas, artísticas, palestras e debates sobre o tema.

Para os pacientes internados, a equipe de profissionais da Terapia Ocupacional viabiliza uma série de atividades artísticas. As ações reúnem rodas de conversas com temas referentes à valorização da vida, desenhos e colagens com mensagens positivas, além de pinturas com destaque para a cor amarela. Também foram organizadas algumas exibições de filmes com a temática sobre a importância de se cuidar bem, além de rodas de cantorias.

A terapeuta Marcionília Andrade relata que os pacientes se empolgam com a proposta dessas atividades, o que ajuda na evolução do tratamento. “Por meio dos desenhos, eles externalizam sentimentos importantes, como afeto, carinho e esperança. Nossa ênfase com esses trabalhos de arte é estimular a questão da valorização da vida, da importância de cuidarmos da nossa saúde e da nossa mente. Os pacientes comentam que esses momentos são alegres, prazerosos e divertidos, o que nos traz muita satisfação”, diz.

Ações da campanha Setembro Amarelo estimulam a valorização da vida

Outra ação que envolveu os pacientes e profissionais durante este mês foi a caminhada com os psicólogos pelos setores do hospital. O grupo levou alegria, arte, música, dança e sorrisos. A musicoterapeuta e psicóloga Ré Moura Campos, que desenvolve um trabalho artístico com os pacientes internados e ambulatoriais, compôs a música Não Desista – especialmente para esse momento. Os psicólogos cantaram e tocaram alguns instrumentos junto aos profissionais e pacientes.

Simpósio

Dentro da programação da campanha Setembro Amarelo, os profissionais do Centro de Estudos, Pesquisa e Aperfeiçoamento (Ceap) do Hospital de Saúde Mental organizaram o I Simpósio Setembro Amarelo e Saúde Mental, que teve como tema “Falar sobre isso é preciso”. Foram dois dias de realização, nos dias 16 e 17 de setembro. Diversos profissionais do hospital, entre médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, proferiram palestras sobre o assunto.

O psiquiatra e diretor técnico do HSM, Carlos Celso Serra Azul, destaca que esse tipo de evento deve entrar para o calendário do HSM, pois é importante essa troca de informações e capacitação entre os profissionais que atuam diretamente com os pacientes. “Esse é um tema importante porque, ano após ano, os profissionais da saúde precisam dessa troca de experiência e qualificação para ampliar a atenção aos pacientes, humanizando ainda mais o atendimento”, afirma o gestor.