Dragão do Mar marca Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência com programação virtual

20 de setembro de 2021 - 11:41 # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar

Entre 21 e 26 de setembro, o complexo cultural realiza debates ao vivo sobre o tema e oficina infantil de Libras.

Comumente associado à cor amarela, quando é marcado por campanhas de prevenção ao suicídio, este mês também vem ganhando os tons de verde. É que além do Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado no último dia 10, e do Dia Nacional do Surdo, no próximo dia 26, setembro é marcado também pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, efeméride do dia 21 de setembro, e a cor simboliza o mês oficial da inclusão da pessoa com deficiência. A fim de promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade nos espaços de arte e cultura, entre 21 a 26 de setembro, o Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz uma programação virtual em sua maior parte protagonizada por pessoas com deficiência. As ações virtuais serão transmitidas nos canais do Dragão do Mar e da Secult-CE no YouTube.

Abrindo a programação, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza os encontros virtuais “Protagonismos DEF na Cena Cearense”, quando quatro artistas da cena cearense com deficiência intercambiam suas vivências, criações, pesquisas e experiências. Na terça-feira (21), a conversa será com a atriz, produtora, diretora e dramaturgista Jéssica Teixeira e o artista, performer, educador e escritor João Paulo Lima. Na quarta-feira (22), a convidada será a atriz Zizi Telécio. Os bate-papos serão mediados pelo multiartista Gustavo Portela, com transmissão ao vivo, a partir das 15h, no YouTube do Dragão, e serão acessíveis em Libras.

Ainda nestes dias, o Museu da Cultura Cearense (MCC), por meio do projeto Acesso, também realizará duas lives com pessoas surdas para debater o tema “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas”. Na quarta (22), às 18h, no canal da Secult-CE no YouTube, a professora, educadora, produtora em eventos acessíveis, contadora de histórias, e tradutora/intérprete Lara Gomes e o arte educador e professor Cleyton Santos conversarão sobre suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Na quinta (23), no mesmo horário e local, Cleyton Santos recebe Matheus Oliveira, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para um bate-papo sobre as suas vivências na universidade pública. As conversas em Libras, com tradução para o Português, compõem a programação do Museu na 15ª Primavera dos Museus, temporada cultural nacional realizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), que este ano mobiliza museus de todo o país a realizarem atividades em torno do tema: “Museus – perdas e recomeços”.

É importante formar, desde cedo, cidadãos conscientes sobre a diversidade de corpos e a importância da inclusão social. Pensando nisso, o Dragão das Crianças celebra a cultura e a identidade surdas no Brasil, no Dia Nacional do Surdo, no domingo (26), com a oficina “Pintando os Sinais”, que será ministrada pela pedagoga e pesquisadora Cris Soares e pelo educador e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Vinícius Scheffer, que integram a Art! em Libras. A oficina colaborativa introduzirá as crianças, sejam surdas ou ouvintes, nos sinais iconográficos da Libras a partir da pintura.

Programação

21 de setembro (terça-feira)

15h – Live “Protagonismos DEF na Cena Cearense”, com Jéssica Teixeira e João Paulo Lima

No YouTube do Dragão
Acessível em Libras

22 de setembro (quarta-feira)

15h – Live “Protagonismos DEF na Cena Cearense”, com Zizi Telécio
No YouTube do Dragão
Acessível em Libras

18h – Live “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas

Comunidades Surdas”, com Lara Gomes e Cleyton Santos

No YouTube da Secult-CE

Oficina em Libras com tradução em Português

23 de setembro (quinta-feira)

18h – Live “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas”, com

Matheus Oliveira e Cleyton Santos

No YouTube da Secult-CE

Oficina em Libras com tradução em Português

26 de setembro (domingo)

17h – Oficina “Pintando os Sinais”, com Cris Soares e Vinícius Scheffer

No YouTube do Dragão

Acessível em Libras

Serviço:

Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura alusiva ao Dia Nacional de Luta

das Pessoas com Deficiência

Data: Entre 21 e 26 de setembro de 2021

Horários diversos

Ações virtuais no Youtube do Dragão e da Secretaria da Cultura do Ceará

Acompanhe mais informações sobre a programação no site