PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Protocolo da Sesa orienta instituições de ensino para retomada gradual das atividades

20 de setembro de 2021 - 11:47 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa Texto
Tatiana Fortes Foto

Documento reforça necessidade de organização na entrada e saída de alunos, ventilação adequada nas salas de aula e higienização frequente das mãos, por exemplo

A retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino de qualquer nível de educação está liberada em todos os municípios cearenses, garantindo a opção de aulas virtuais. Mas, apesar de o Estado apresentar um cenário epidemiológico com quedas expressivas nas taxas de contágio e internações, os cuidados biossanitários devem ser mantidos. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), diante deste contexto, divulga protocolo setorial atualizado para a retomada das atividades escolares.

Acesse o protocolo na íntegra
O documento reafirma, por exemplo, a necessidade de manter o uso de máscaras por todos; higienização frequente das mãos; preservação do distanciamento social; organização na entrada e saída dos alunos; ventilação adequada nas salas de aula; desinfecção dos ambientes, utensílios e equipamentos com produtos regulamentados pelo órgão competente.

A coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, pede ainda que, além dos cuidados já estabelecidos, a instituição incentive a vacinação contra Covid-19 de alunos e profissionais. “A vacinação contra a Covid-19 e obediência aos protocolos sanitários são grandes aliados para impedir a proliferação da doença”.

Notificações

As instituições devem notificar às autoridades competentes, em até 48 horas, os casos de profissionais e alunos afastados com sintomas de Covid-19. O aviso pode ser feito no endereço eletrônico: cievsceara@gmail.com ou pelos telefones (85) 3101-4860, em horário comercial, e (85) 98724-0455, que funciona 24 horas.