Com 90% de execução barragem Melancia ficará pronta em outubro

21 de setembro de 2021 - 14:15 # # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH Texto

Viabilizada para aumentar a garantia hídrica do município de São Luís do Curu, a barragem Melancia, na região do Médio Curu, se encontra com 90% das obras executadas, com previsão de finalização para outubro de 2021.

A barragem terá capacidade de acumulação de 27,36 milhões de metros cúbicos (m³), vazão suficiente para preencher o vazio hídrico existente na região, aumentando a garantia hídrica do município. A obra, orçada em R$ 15.451.133,18, é executada pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) com supervisão da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

De acordo com a ficha técnica da Barragem o “reservatório funcionará como fonte de recursos hídricos para irrigação de extensa área a jusante (abaixo do barramento)”. Essa irrigação será possível graças à perenização do Riacho Melancia. Outra atividade a ser facilitada com a conclusão da barragem será criação de peixes (piscicultura).

Para o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, as obras de infraestrutura hídrica aliadas à boa gestão dos recursos hídricos tem possibilitado ao Ceará atravessar os sucessivos períodos de escassez hídrica.