Secitece destaca ações de inclusão no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

21 de setembro de 2021 - 17:33 # # # #

Ascom Secitece - Texto e Fotos

As iniciativas reforçam o uso de ferramentas tecnológicas para criar possibilidades e melhorar a vida das pessoas com algum tipo de deficiência (foto de antes da pandemia)

Neste 21 de setembro, data que marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) destaca suas principais ações com vistas à inclusão.

“Nosso objetivo é também mostrar como as ferramentas tecnológicas podem criar possibilidades e melhorar a vida das pessoas com algum tipo de deficiência”, pontua o secretário Inácio Arruda.

Ensino de Libras

Atualmente, a Secitece e o Instituto Centec realizam, em conjunto, o Projeto de Formação em Libras (FormeLibras). A iniciativa promove a democratização e a interiorização do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ouvintes, com cursos modulares com carga horária de 80h/a.

Já foram atendidas quase 300 pessoas em pelo menos 23 municípios cearenses, desde a sua implantação, em 2020. No último dia 13 de setembro, mais duas novas turmas foram iniciadas em formato virtual.

Parceria com a Dell

Outra ação inclusiva é o Programa Gratuito e Acessível de Qualificação Profissional, realizado em parceria com o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead). A nova edição do curso está com inscrições abertas até 28 de setembro, pelo site www.leadfortaleza.com.br/dal.

São mil vagas destinadas, prioritariamente, para pessoas com deficiência (cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado), familiares de pessoas com deficiência e/ou cadastradas no Programa Mais Infância Ceará, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa envolve a Uece (vinculada à Secitece), a Sesa e o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).

Entrega dos certificados da primeira turma do curso “Desenvolvimento de Software em Java”, realizado em parceria com a Dell

A parceria com a Dell ocorre desde 2017, quando foi finalizada a primeira turma do curso “Desenvolvimento de Software em Java”. Foram 31 turmas e 1.700 pessoas inscritas, das quais 976 tinham algum tipo de deficiência. Para ajudar no aprendizado, os alunos que não possuíam acesso ao computador puderam utilizar toda a infraestrutura de equipamentos e internet da Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa da Secitece.

Informática para cegos

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) promoveu turmas do curso “Iniciação Digital para Pessoas com Deficiência Visual”. A ação foi resultado de termo de cooperação técnica assinado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência (Copid), Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec) e Secitece, instituição responsável pela UTD. Dentro do conteúdo programático estiveram conhecimentos básicos de informática, ensinados por meio de um sistema de leitura de tela. A iniciativa deverá ser retomada em breve.

Mostra de Tecnologias Assistivas

As Tecnologias Assistivas, ramo que desenvolve recursos e métodos para ampliar possibilidades e viabilizar a independência de pessoas com algum tipo de deficiência, estão presentes em todas as edições da Feira do Conhecimento, evento promovido anualmente pela Secitece.

Durante a “Mostra de Tecnologias Assistivas”, são apresentadas novidades desenvolvidas por grupos de pesquisa que revelam o avanço do conhecimento científico e reforçam como as instituições de ensino cearenses são polos de fomento e criação de dispositivos que facilitam a vida de pessoas com deficiência motora, mental, visual e/ou auditiva. A Mostra também conta com palestras e oficinas, divulgadas em feiradoconhecimento.com.br/.