Valorização da vida: SRH promove ação em alusão ao Setembro Amarelo

21 de setembro de 2021 - 12:17 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH Texto

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio. No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Visando o bem-estar dos funcionários, principalmente no cenário pós pandemia, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) promove uma ação em alusão a campanha do setembro amarelo. A ação tem por objetivo cuidar da saúde mental e promover um elo entre todos os colaboradores. A primeira parte da ação será realizada nessa quarta-feira (22), pela psicóloga da Escola de Saúde Pública do Ceará, Débora Carvalho, que preparou um matéria especial falando sobre saúde mental e extensão em saúde.

Em paralelo, ocorre a campanha “Corrente do Bem” uma ação de valorização da vida através de mensagens de carinho, motivação e agradecimento entre todos os colaboradores. Segundo o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, é importante falar abertamente da temática e dar todo o suporte àqueles que sentirem necessidade. “A melhor maneira de fazer é esclarecer sobre o que é a depressão e transtornos mentais e orientar sobre o acesso ao tratamento. Além disso, a campanha está servindo para unir os colaboradores, mostrando a importância de casa um para a gestão das águas e para a vida”.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O principal objetivo do Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo através de diálogos e discussões que abordem o problema.