CCBJ recebe espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” em única apresentação

22 de setembro de 2021 - 17:19 # # #

Ascom CCBJ

Um dos pontos altos da programação especial Rolê Freireano, promovida pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é a live “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, nesta quinta-feira (23), pela plataforma zoom, em apresentação exclusiva, a partir das 16h, com transmissão pelo canal do CCBJ no Youtube. A live será realizada em dois momentos: o espetáculo, com cerca de 1h30 e o bate-papo com Richard Riguetti e Ruth Cavalcante e o público, mediados por Isabel Mayara, em torno de 1h de duração.

A sala do zoom tem vagas limitadas e poderá ser acessada diretamente pelo link, a partir das 16h. É preciso baixar o aplicativo para ingressar, gratuitamente, na sala, seja pelo celular ou pelo computador. Quem preferir ou não conseguir garantir a entrada na sala zoom, poderá acompanhar o espetáculo, seguido de bate-papo pelo Youtube CCBJ e interagir pelo chat ao vivo. O espetáculo terá exibição única em tempo real no canal do youtube e não ficará disponível ao encerrar. É recomendado que ao entrar na sala zoom, o participante desligue o som e vídeo. Como o espetáculo possui uma programação interativa, haverá um momento em que o ator Richard Riguetti convidará o público para ligar o microfone e câmera e participar do momento. A programação é exclusiva e gratuita.

A peça é sucesso no Brasil inteiro e enaltece os ensinamentos e a obra de Paulo Freire. Richard Riguetti (ator), Luiz Antonio (encenação) e Júnio Santos (dramaturgia) decidiram levar para os palcos a emocionante e inspiradora vida de Paulo Freire. O espetáculo, que estreou em 2019, em Vitória do Espírito Santo, vem sendo premiado e já percorreu vários 12 estados e 37 cidades brasileiras e chega novamente ao Ceará, nos palcos virtuais do CCBJ.

Na sequência do espetáculo em homenagem à Paulo Freire, o ator e idealizador de “Andarilho da Utopia” abre a roda de conversa junto ao público do espetáculo com a educadora biocêntrica Ruth Cavalcante, com vasta experiẽncia no método Paulo Freire, desde o Movimento da Educação de Base (MEB), na década de 60 até os dias atuais com a sistematização da educação biocêntrica, uma proposta pedagógica que tem como base epistemológica o educador homenageado. A proposta do bate-papo, após o espetáculo, é abrir uma roda de conversa virtual, sobre a vida e obra de Paulo Freire e como seu legado atravessa as trajetórias dos convidados.

Mini-Bio dos convidados

CONVIDADO: Richard Riguetti
Ator, palhaço, gestor cultural, diretor e professor. Interpreta o educador em homenagem a “Paulo Freire, o andarilho da utopia”. Fundador do Grupo Off-Sina e da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA, uma companhia de Circo Teatro de Rua com 30 anos de existência e a primeira escola de palhaços da América Latina e a única gratuita, com sete anos de atividade, respectivamente. Diretor Artístico, ator e palhaço, formado pela Uni-Rio, em Bacharelado em Artes Cênicas e Gestor Cultural formado pelo MBA da Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Militante nas áreas de Arte Pública, Circo Teatro e Palhaço.

CONVIDADA:Ruth Cavalcante

Educadora Biocêntrica agraciada com a Medalha Paulo Freire e com o Diploma “Mulher-Cidadã Berta Lutz” conferido pelo Senado Federal. Fundadora e Diretora Pedagógica do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) desde 1981. Psicopedagoga formada pela Escola de Pedagogia Social de Colônia durante seu asilo político na Alemanha. Pós-Graduação em Educação Biocêntrica e em Psicologia Transpessoal. Coordenadora e professora dos cursos de pós-graduação em Educação Biocêntrica desde 1999 em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e Universidade Vale do Acaraú. Membro do colegiado da Universidade Biocêntrica. Sistematizadora da Educação Biocêntrica uma proposta pedagógica que tem como uma das bases epistemológicas a teoria de Paulo Freire.

MEDIAÇÃO: Isabel Mayara

Jornalista (Unifor), Especialista em Assessoria de Comunicação/Imprensa (FAC), Mestre em Educação (Faced/UFC), na Linha Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, pesquisa sobre Juventudes Periféricas, Educomunicação e Formação Humana e Pedagógica em Paulo Freire. Reúne experiência de mais de 13 anos em jornalismo, principalmente em gestão da comunicação e assessoria à imprensa em órgãos governamentais/municipais e organizações sociais. Atualmente é professora de Comunicação Não-Violenta e as Relações de Trabalho, Consultora Acadêmica e está na gestão da comunicação do Centro Cultural Bom Jardim.

Serviço:

ROLÊ FREIREANO APRESENTA TEATRO EM PAUTA: PEÇA TEATRAL “PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA”, COM RICHARD RIGUETTI (RJ) + BATE PAPO COM RUTH CAVALCANTE, ISABEL MAYARA.

Formato: exibição ao vivo e única pela plataforma zoom, com transmissão em tempo real para youtube CCBJ.

Data: Quinta, 23/09.

Horário abertura da sala zoom para o público em geral: 16h.

Tempo duração (1:30h espetáculo + 1h de bate Papo, total de 2:30min) .

Link de acesso zoom: https://bit.ly/LiveAndarilhoUtopia

Link Youtube CCBJ: https://www.youtube.com/channel/UC37W8tTphfoxr0TF4GGdSXA

ATENÇÃO: As vagas pelo zoom são limitadas e para acessar, é necessário baixar o programa, para celular android baixe na loja de aplicativos: https://play.google.com/store/apps/details?id=us.zoom.videomeetings , para PC baixe em https://zoom.us/download. Depois de instalado é só clicar no link e acessar diretamente a sala de exibição do espetáculo. Você pode ingressar também pelo ID da reunião: 818 5015 9680 /Senha de acesso: 311168. Ao entrar na sala desligue o microfone e a tela.

Sobre o CCBJ

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). O equipamento cultural nasce da luta popular, em 2006, e mantém como diretriz o acesso e a democratização no campo das artes, das culturas e dos Direitos Humanos, atuando prioritariamente, no território do Grande Bom Jardim (GBJ), composto pelos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira. Atualmente, o CCBJ sustenta-se em três pilares de atuação: fruição e difusão por meio da Ação Cultural; pesquisa, formação básica, técnica e extensiva em seis programas de atuação (Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Cultura de Digital e Acessibilidade) pela Escola de Cultura e Artes CCBJ; e atenção social, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), que atua nos eixos Educação Social, Cultura e Infância, Articulação Comunitária, Psicologia Comunitária e Assistência Social.