HGWA mantém acreditação de excelência; unidade está entre os 34 hospitais públicos do País com o título, sendo o único em Fortaleza

22 de setembro de 2021 - 16:41 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA Texto e Foto
Fabio dos Santos Arte gráfica

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), manteve a acreditação de Nível 3 – de excelência – mantida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação, feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), ocorreu nessa terça-feira (21). A certificação avalia a qualidade dos serviços de saúde prestados. Em todo o País, apenas 34 hospitais públicos fazem parte desta lista. O HGWA é o único em Fortaleza com o título.

Durante as avaliações, são buscadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e segurança na assistência prestada, bem como ciclos de melhorias. Diversos setores passaram pelo estudo, desde a assistência até o apoio, onde puderam fazer um balanço de suas últimas ações.

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, enfatiza a importância deste momento para a unidade. A união em equipe, os esforços dos setores, principalmente durante mais de um ano de pandemia, segundo ele, mostram o compromisso e a busca pelo melhor atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), prezando pela qualidade e pelo bem-estar social. “Esse resultado demonstra que a nossa cultura organizacional trabalha sempre a melhoria contínua. O orgulho dos nossos colaboradores em fazer parte do desenvolvimento da unidade é algo nítido e comprovado em nossas pesquisas internas. O nosso cuidado é centrado no paciente, tomando sempre todas as medidas de prevenção de risco”, pontua.

Nas avaliações, são buscadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional e a qualidade e segurança na assistência prestada, por exemplo

Para a diretora de Processos Assistenciais, Thaís Lobo Herzer, o momento é de gratidão pela excelência no trabalho de todos os colaboradores. “A manutenção do nível de excelência na acreditação ONA é o resultado do trabalho dos times do HGWA focado no paciente e em busca de melhoria contínua”, afirma.

O Hospital

O HGWA foi fundado em 26 dezembro de 2002 com a finalidade de prestar serviços de saúde de qualidade em nível secundário aos usuários do SUS referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará, com a visão de futuro de consolidar um modelo de gestão hospitalar inovador e pioneiro, tornando-se referencial de excelência na prestação de serviços de saúde no Brasil.