Governador apresenta Projeto Ceará 2050 e reforça importância do planejamento a médio e longo prazo em evento da FAO

23 de setembro de 2021 - 14:01 # # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil Texto
Ascom Casa Civil e Helene Santos Fotos

Governador do Ceará participou do Workshop “Governança e Políticas Territoriais”, nesta quinta-feira (23), em evento on-line, e mostrou resultados das políticas públicas no Estado

O governador do Ceará, Camilo Santana, participou do workshop “Governança e Políticas Territoriais”, que foi realizado de forma on-line, nesta quinta-feira (23). O evento teve como objetivo a promoção de um diálogo sobre o Projeto Ceará 2050, considerado inovador e objeto de estudo da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

“O (Projeto) Ceará 2050 é o resumo de que planejamos o Estado pensando no futuro. Foi coordenado pela academia e, principalmente, com a participação da população, que fez sugestões”, frisou Camilo Santana.

A FAO Brasil desenvolve neste ano uma série de estudos de experiências que obtiveram êxito na temática “Governança e Políticas Territoriais nas Regiões Norte e Nordeste”, tendo os estados do Pará e do Ceará com os casos a serem estudados.

Em ambos, foram analisados vários trabalhos e documentos elaborados sobre os projetos, além da troca de informações em reuniões realizadas com coordenadores e profissionais envolvidos na concepção e implantação de projetos.

O Projeto Ceará 2050, em particular, é uma experiência considerada inovadora por pensar o desenvolvimento no longo prazo, tendo os territórios e regiões como parte do planejamento, com estratégias claras e um modelo de governança inteligente. O governador pontuou que o Ceará 2050 “vai ser uma ferramenta continuada e vai ter uma plataforma digital. A experiência de 2050 funcione como plataforma e diretriz para que os governos que me sucedam tenham um norte para as ações”.

Camilo Santana ressaltou a importância de pensar estratégias de políticas públicas sempre determinando metas e citou exemplos de como o Ceará define seus planos de ação.

“Um planejamento sem metas e sem dados, sem buscar avaliações, repensar no futuro, dificilmente terá as metas atingidas. O Ceará tinha um dos piores indicadores de educação. Hoje tem um dos melhores indicadores, fruto de planejamento e do empoderamento das pessoas na educação. Nos estamos hoje em primeiro lugar do Brasil nas séries finais”, citou Camilo, lembrando ainda que o Estado distribuiu chips de internet e tablets para os alunos do ensino médio, pensando na melhoria do acesso ao ensino remoto na pandemia.

Ele falou ainda sobre a preocupação com a pandemia e como isso aumentou as desigualdades no Brasil. No Ceará, o Governo investiu na transferência de renda para famílias vulneráveis, através do Programa Mais Infância, atingindo 150 mil famílias.

Há ainda o Mais Nutrição, que já distribuiu mais um milhão de toneladas de alimentos para famílias com crianças em situação de vulnerabilidade, diminuindo assim a desigualdade social.

Camilo Santana citou como a saúde foi exigida nesta pandemia do Covid-19 e o que está planejado de avanços para o setor. “Essa pandemia mostrou a importância do sistema público de saúde. A estratégia de trabalhar de forma territorial tem sido a estratégia do Governo do Ceará. Criamos cinco superintendências de saúde. A meta é que, em cada região do Ceará, 90% das demandas sejam resolvidas no próprio território”, afirmou, ressaltando a importância da descentralização do sistema de saúde.

Outro ponto citado entre as ações do Governo é a vacinação da população cearense contra a Covid-19. “Nós estamos garantindo a vacinação de toda a população, que é a forma de sairmos dessa pandemia, seguindo a ciência”. Nesta quinta-feira (23), o Ceará recebeu mais 300 mil doses de Coronavac adquiridas diretamente com o Butantan, em São Paulo. Com elas, será possível concluir a vacinação de toda a população cearense adulta.

Sequência de palestras

O evento contou ainda com a participação do Oficial Principal de Política para América Latina e Caribe, Luiz Carlos Beduschi, que falou sobre Governança e Políticas Territoriais. Ele propôs, inclusive, uma parceria com o Estado do Ceará para desenvolver políticas públicas utilizando o programa “Cientista-chefe”, considerado uma inovação criada pelo Governo do Ceará. Além de um intercâmbio entre governadores do mundo sediado em Fortaleza.

O representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, discutiu a construção de metodologias de Governança e Políticas Territoriais. Em seguida, a “Governança e Políticas Territoriais e o Projeto Ceará 2050” foram apresentados por Altemir Gregolin e Felipe Matias, também da FAO .

Na sequência, fizeram apresentações sobre o Projeto Ceará 2050, a assessora especial de acolhimento aos movimentos sociais do Ceará, Maria Zelma de Araújo Madeira, o secretário executivo de gestão do Governo do Ceará, Adriano Sarquis Bezerra de Meneses, e o secretário executivo de regionalização e modernização da Casa Civil, Célio Fernando Bezerra Melo.