Íris realiza Data Gov Day 2021 e lança livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público”

23 de setembro de 2021 - 16:54 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

 

O Data Gov Day 2021 aconteceu nesta quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Íris. Em sua 2ª edição, teve palestra, exemplos, trocas de experiências sobre o uso de dados no setor público e lançamento do livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público: uma nova cultura organizacional analítica”. O evento foi realizado pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará com o Programa Cientista Chefe, em parceria com a AWS Institute e o Social Good Brasil.

Como parte da programação, aconteceu a apresentação dos projetos “Big Data Social”, com Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris; “Rede Neural de detecção de sintomas na Saúde”, com a professora Ticiana Linhares, cientista de dados do Íris; e, ainda, palestra sobre “Transparência e Dados Abertos”, com Fernanda Campagnucci, diretora executiva na Open Knowledge Brasil.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris ressalta que “é gente o aspecto mais humano de tudo o que foi abordado no Data Gov Day 2021. Debatemos sobre colocar as pessoas no centro dos processos e tomar decisões com base em evidências e nas reais necessidades da população. Também falamos sobre a importância de uma cultura de dados abertos para aproximar o cidadão do governo e resgatar a sua confiança nas estruturas governamentais”.

Já o professor José Macêdo destaca, ainda, que “através do uso de dados, do tratamento de dados, do cidadão saber como as políticas públicas estão sendo executadas, de saber quais os resultados delas, aumenta a confiança entre o governo e a sociedade e pavimenta o caminho para a Transformação Digital”.

A Era dos Dados para o Setor Público: uma nova cultura organizacional analítica

O livro digital “A Era dos Dados para o setor público: uma nova cultura organizacional analítica” traz, de forma introdutória, o tema da alfabetização em dados, motivando gestores públicos a incorporarem mudanças no campo analítico, nos contextos tecnológico e humano. O livro é gratuito e pode ser baixado no site: irislab.ce.gov.br/a-era-dos-dados

O líder do setor público da América do Sul na Amazon Web Services (AWS), Paulo Cunha (PaCu), que participou do painel de lançamento da publicação, destacou em sua fala a importância de fazer o dado trabalhar. “Como é que você faz um dado trabalhar? De duas formas distintas. Ao olhar para trás e ver o que deu certo e o que deu errado e, assim, o dado te contar uma história. E aí você entra para a área do diagnóstico de algum problema. A segunda parte, muito clara, é a de previsibilidade”, ressalta PaCu ao comentar que esses estão entre aspectos citados na publicação.

Além de Paulo, estiveram no painel de lançamento do livro digital, a professora doutora Ana Carla Bliacheriene, da Universidade de São Paulo (USP); o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista; e o professor José Antônio Macêdo, cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará e um dos autores da publicação.

A professora Ana Carla ressaltou que a obra aborda o aspecto tecnológico, o aspecto de gestão, o aspecto humano da transformação de uma cidade em uma Cidade Inteligente. “A publicação demonstra de forma muito clara que uma cidade que não é feita pensando no cidadão não é uma cidade. Ela pode ter a tecnologia que for. O livro digital fala da necessidade da tecnologia, mas não da dependência da tecnologia”.

Élcio ressalta, durante sua fala, que a liderança é fundamental no processo de uso de dados para tomada de decisão. “A gente precisa de alguém que leve à frente o processo, a gente precisa de alguém que estimule a esperança e a crença das pessoas”.

José Borbolla e Carol Andrade, autores da publicação, também participaram do evento, debatendo sobre “Solucionismo Tecnológico e perspectivas futuras” e “Alfabetização em Dados na gestão pública e a mudança de cultura”, temas abordados no livro digital.

Acesse o Data Gov Day 2021
Manhã
Tarde

Acesse aqui o livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público”