Atuação estratégica da SSPDS/CE em Aquiraz cria proximidade entre Polícia e comerciantes locais

24 de setembro de 2021 - 11:52 # # # #

Comerciantes e moradores do bairro Camará, em Aquiraz, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará, acompanharam, durante essa quinta-feira (23), uma ofensiva das Forças de Segurança do Estado para coibir ameaças e levantar informações sobre denúncias de extorsões a empreendedores da região. O trabalho policial foi acompanhado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e equipes policiais que atuam na área, além do reforço que passará a agir na região.

“Acionamos o protocolo de atuação. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento na área com CPRaio e BPEsp (Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada). Simultâneo a isso, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) vem realizando investigações para identificar e prender os responsáveis por ameaças”, explica o secretário Sandro Caron.

As diligências estratégicas foram concentradas em imóveis comerciais, mas ao longo do dia, os agentes de segurança dialogaram com moradores do bairro Camará, iniciando um vínculo de proximidade com a comunidade. “Além do reforço apresentado nesta ação, os comerciantes e moradores vão receber dois grupos de segurança comunitários. São policiais treinados com habilidades para relação com a população, com ferramentas diferenciadas de resolução de conflitos. Essas equipes atuarão de forma ininterrupta, visitando comerciantes, moradores, postos de saúde e igrejas. Com isso, vamos manter uma relação de confiança com a comunidade”, explica o major Messias Mendes, do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada, da PMCE (BPEsp), responsável pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV).

De acordo com o secretário Sandro Caron, além do reforço policial, ações permanentes serão realizadas para manter a sensação de tranquilidade na região. “Fica esse reforço do policiamento para o comércio funcionar normalmente na região e para que as pessoas sigam em uma total normalidade no seu dia a dia”, finaliza.

Policiamento permanente
Para o reforço da segurança na comunidade, a PMCE vai instalar uma Base Comunitária Móvel (BCM) que ficará diuturnamente no bairro Camará. “Com as denúncias de ameaças, implantamos ações efetivas para coibir qualquer tipo de delito dessa natureza. Uma base da PM já foi colocada à disposição dos comerciantes e moradores. O equipamento vai ficar aqui, 24 horas por dia, com troca de policiais na própria base. Pela manhã, ficaremos em local comercial, com maior movimentação. Em outros períodos, ficaremos em pontos considerados estratégicos, conforme indicado pelas manchas criminais”, detalha o coronel comandante de Policiamento Metropolitano, João Farias.

Ainda conforme o coronel, a base será um ponto de apoio para os agentes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Policiamento Ostensivo Geral (POG), que atuam ordinariamente na região.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações, repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.