PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Biblioteca Pública abre inscrições para oficina de construção de caderno

24 de setembro de 2021 - 15:24 # # # # #

Ascom Bece

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) oferta vagas para a oficina “Meu Primeiro Caderno”, com Mateus Alves, nos dias 28 e 29 de setembro. Com carga horária de 2h, a oficina realizada pelo equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), terá três turmas distintas e acontecerá de forma presencial: na terça (28), às 10h, e na quarta (29), às 10h, e a última turma, às 14h.

A oficina tem o objetivo de introduzir os alunos e as alunas no universo da encadernação e produzir o seu primeiro caderno. Mateus irá explicar um pouco da história da encadernação e a sua importância, referências, estrutura do caderno, alguns exemplos de encadernação, além de mostrar as ferramentas utilizadas.

Os interessados podem se inscrever de 24 a 27 de setembro. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, 20 por turma. O link para inscrições está disponível no site da bece.cultura.ce.gov.br.

Sobre Mateus Alves

Há cinco anos atuando como encadernador, Mateus Alves adquiriu conhecimento prático e teórico sobre artesanatos em couro, encadernação artesanal e tradicional, marmorização em papel, couro e tecido e sua formação foi realizada também na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, equipamento do Governo do Ceará. Há três anos trabalha na Feitio Arte, onde desenvolve os produtos de papelaria para venda e faz encomendas personalizadas ou reparos voltados para encadernação. Criou a EscolaPDF, onde fomenta o mercado de artesanato, oferecendo oficinas e criando conteúdos voltados para ensino de artes e ofícios, começando com Encadernação, Marmorização e Artesanatos em couro.

Serviço:

Oficinas – “Meu Primeiro Caderno”

Facilitador: Mateus Alves

Inscrições: 24 a 27 de setembro, via formulário disponível no nosso site: bece.cultura.ce.gov.br.

Dias: 28 e 29 de setembro

Horário: na terça (28), às 10h, e na quarta, às 10h e 14h.

Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Avenida Presidente Castelo Branco 255 – Fortaleza, CE