Dragão do Mar realiza oficina educativa virtual acessível para crianças neste domingo (26)

24 de setembro de 2021 - 17:13 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

No Dia Nacional dos Surdos, o programa Dragão das Crianças traz os educadores Cris Soares e Vinícius Scheffer para conduzir a atividade que utiliza a pintura para trabalhar sinais da Libras com crianças surdas e ouvintes.

 A programação infantil do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, continua com ações virtuais. Neste próximo domingo (26), o Dragão das Crianças, programa de difusão voltado para o público infantil, exibe, a partir das 17h, no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), a oficina “Pintando os Sinais”, ministrada pelos educadores Cris Soares e Vinícius Scheffer, da Art! em Libras, que convidam o público a experimentar a criação de pinturas corporais relacionadas a sinais em Libras. A ação compõe a programação alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, iniciada na última terça (21), e marca o Dia Nacional dos Surdos, celebrado neste domingo, numa iniciativa que vem contribuir para a promoção da inclusão e para a visibilidade dos desafios, avanços e direitos das comunidades com deficiência auditiva.

A partir da pesquisa que Cris Soares desenvolve com bebês e arte contemporânea e da pesquisa relacional de Arte e Libras de Vinícius Scheffer, a ação faz uma abordagem lúdica de sinais iconográficos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pintando animais e objetos no próprio corpo, a criançada conhecerá os sinais associados a esses elementos. Os participantes são convidados a registrarem as suas produções e postarem nas redes sociais dos responsáveis com as marcações dos perfis @dragaodomar e @artemlibras. É sugerido que os espectadores tenham à mão pincéis e tintas apropriadas para pintura corporal.

Os facilitadores

Cris Soares é especialista em Gestão e Políticas Culturais e graduada em Artes Visuais (IFCE). Coordenou o Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (2013-2021). Atua como artista visual e ilustradora no Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará- SEDUC, desde 2011. É idealizadora do programa Bebê Dadá, experiências artísticas e multissensoriais para a primeiríssima infância.

Vinícius Scheffer é artista, professor, pesquisador e intérprete de LIBRAS. Licenciado em Artes Visuais (IFCE). Atua como professor substituto na rede básica de ensino e diretor da Art! em LIBRAS na qual desenvolve serviços e projetos com acessibilidade estética e artística.

Serviço

Dragão das Crianças apresenta “Pintando os Sinais”, com Cris Soares e Vinícius Scheffer
Data: 26 de setembro de 2021 (domingo)
Horário: 17h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 7min45s
Acesso gratuito e livre