Oficina de artesanato ofertada pela Cagece promove geração de renda para catadores

24 de setembro de 2021 - 13:34 # # # # # #

Ascom Cagece - Texto e Foto

Com o objetivo de possibilitar a geração de renda para os catadores de resíduos sólidos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está promovendo oficinas de artesanato para transformar resíduos em produtos que possam ser comercializados. O curso é uma extensão do que acontece na rotina do Programa Reciclocidades e favorece, ainda, a sensibilização sobre a importância da educação ambiental e o consumo consciente. A capacitação já beneficiou 41 pessoas no distrito de Lagoinha, em Paraipaba, e no município de Irauçuba.

Durante a oficina, as artesãs ensinam técnicas de artesanato, a preparação inicial dos materiais que serão utilizados, sugerem produtos a serem feitos e auxiliam na confecção de peças base para criação de outros produtos, como fuxico de tecido e canudo de jornal. A escolha dos resíduos a serem utilizados é feita baseada no que é produzido na região.

“A partir do contato com o município, determina-se o tipo de material a ser trabalhado, geralmente, aquele que é mais produzido na região. Isso se dá tanto pela facilidade no acesso a esses resíduos como para atingir uma perspectiva de impacto ambiental positivo, retirando do ambiente itens que são descartados”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social, Samara Silveira.

A coordenadora destaca a importância da ação. “Além de educação ambiental e conscientização sobre o consumo, é possível também oferecer oportunidades de trabalho digno, geração de renda e diminuição da desigualdade social apresentando novos olhares e oportunidades a um público que apresenta perspectivas de futuro limitadas e que, dificilmente, teriam acesso se não fossem as ações de responsabilidade social desenvolvidas por grandes empresas e pelo governo”, explica.

Samara acrescenta que as próximas edições da oficina devem acontecer nos municípios de Graça e Caucaia. O Programa Reciclocidades existe há cerca de 12 anos e propõe um novo olhar aos resíduos que seriam descartados, como jornal, revista, papel e garrafa PET, que são transformados em arte e renda para os membros do programa.