Uece: Fazenda de Experimentação Agropecuária auxilia pesquisas em Veterinária

24 de setembro de 2021 - 17:22 # # # # # #

Ascom Uece - Texto e Fotos

Secretário Inácio Arruda visitou a estrutura, que tem abrigado pesquisas contra a Covid-19 através de parceria com a Fiocruz

A Fazenda de Experimentação Agropecuária Esaú Accioly de Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem auxiliado alunos e professores da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece) e promovido pesquisas e ações de extensão. Nesta sexta-feira (24), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, visitou a estrutura, localizada no município de Guaiúba, Região Metropolitana de Fortaleza.

Inácio esteve acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo. Os gestores foram recepcionados pelo diretor e vice-diretor da Favet, José Nailton Bezerra Evangelista e Isaac Neto Goes da Silva; pelo coordenador do Hospital Veterinário da Uece/Ala de Pequenos Animais, Odanir Cruz Moreira; e por Caio Vitor Oliveira Silva, veterinário e coordenador da fazenda.

Na visita, os professores apresentaram a infraestrutura do espaço, que abriga diversos animais agropecuários, bem como quatro lhamas, utilizadas em pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos contra a Covid-19, através de parceria com a Fiocruz.

O local possui 300 hectares e funciona para dar suporte a estudantes da graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. É equipado para sediar cursos e treinamentos a partir de seus laboratórios nas áreas de nutrição animal, bromatologia, doenças infecciosas, biotecnologia da reprodução e de Informática. A fazenda conta, ainda, com alojamentos para alunos e professores.