Operação Domus retorna ao Residencial Alameda das Palmeiras e realiza vistoria no conjunto habitacional

27 de setembro de 2021 - 09:33 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Operação Domus retornou ao Residencial Alameda das Palmeiras, com o objetivo de verificar a existência de irregularidades e continuar o combate ao crime, proporcionando uma maior sensação de segurança aos moradores do conjunto habitacional localizado no bairro Ancuri, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou a 14ª edição da operação integrada, na última sexta-feira (24). Uma motocicleta roubada foi recuperada e um homem com um mandado em aberto foi capturado.

Os trabalhos policiais realizados pelas Forças de Segurança iniciaram pela manhã e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Enel Distribuição Ceará, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) da Prefeitura de Fortaleza.

Em meio a operação, a PMCE cumpriu um mandado de prisão preventiva por roubo. O homem, identificado como José Claudemir Sousa Gomes (45), com antecedentes por furto, foi capturado e conduzido para o 6° Distrito Policial (6° DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Lá o mandado de prisão preventiva por roubo foi cumprido.

Já uma motocicleta com queixa de roubo foi encontrada abandonada, por uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE que agia na região.

Durante as averiguações, a Enel realizou 45 inspeções no residencial. Ao todo, 49 blocos foram vistoriados por equipes do Corpo de Bombeiros, onde diversas irregularidades comuns aos blocos foram identificadas, dentre elas ausência e obstrução de rota de fuga e iluminação de emergência, extintores ausentes ou vencidos e inutilização da central de GLP (gás de cozinha). Por esse motivo, os responsáveis serão notificados.

O levantamento do Detran foi finalizado com 132 abordagens de veículos no total. Um carro e três motos foram apreendidos, foram lavrados 22 autos de infrações. Houve ainda inspeções de tornozelados feitas por policiais penais da SAP.

Outras edições

Em mais de um mês de Operação Domus, a força-tarefa já realizou 13 edições. A primeira ofensiva aconteceu no dia 15 de julho de 2021, no residencial Alameda das Palmeiras. Outros conjuntos habitacionais também já receberam a operação. São eles: Cidade Jardim I, Alameda das Palmeiras II e Vila do Mar III, todos em Fortaleza; e Residencial Orgulho do Ceará II, em Pacatuba, e no Residencial Nova Caiçara, em Sobral.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.