Setembro Amarelo: no HGCC, webinário “Agir Salva Vidas” aborda prevenção ao suicídio

27 de setembro de 2021 - 10:02 # # # # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - Arte gráfica

A prevenção ao suicídio será tema do webinário “Agir Salva Vidas”, que será realizado pelo Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O evento, com transmissão ao vivo na página oficial do HGCC no Facebook, ocorrerá na terça-feira (28), às 10h. A atividade faz parte das ações desenvolvidas pelo Hospital César Cals em alusão à campanha Setembro Amarelo.

“O evento será uma oportunidade na qual os profissionais abordarão sinais de alerta, formas de como conversar sobre esse tema e identificar pessoas que precisam de ajuda, além de informações sobre locais que realizam atendimento para esse público”, explica a coordenadora de Psicologia do HGCC, Eleonora Pereira.

Serão debatidos, ainda, o Protocolo de Manejo ao Paciente com Risco de Suicídio – existente no HGCC – e a importância do cuidado com a saúde mental da gestante e da puérpera. “O instrumento criado auxilia a equipe multiprofissional do hospital a lidar com possíveis situações de suicídio, trazendo mais qualidade à assistência”, reforça Pereira.

As possíveis situações de tentativas de suicídio serão o foco central das discussões do webinário, promovido pelo serviço de Psicologia e Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) da unidade. Psicólogos, psiquiatra e enfermeiros abordarão os principais assuntos sobre o tema. Para participar, basta acessar a página do HGCC no Facebook.