Artesanato e Gastronomia cearenses se destacam em tradicional evento em Tiradentes (MG)

28 de setembro de 2021 - 16:42 # # # #

Simone Pontes - Ascom Setur - Texto e Fotos


CeArt participou da composição do stand com artigos da indumentária da cozinha do Ceará

O Ceará, por meio de iniciativas das secretarias do Turismo (Setur) e da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), participou do maior e mais tradicional evento de gastronomia do Brasil. O artesanato e os sabores do Ceará encantaram o 24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), que aconteceu entre os dias 18 e 26 de setembro em formato híbrido – com ações presenciais na cidade mineira, respeitando todos os protocolos sanitários, além de uma programação on-line.

Descubra Ceará atraiu visitantes com riqueza do artesanato

O stand Descubra Ceará esteve em Minas Gerais com peças da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) e atividades de culinária do estado. Protagonista no festival foi o prato batizado de “Galinha Caipira à Moda Cearense”, com “receita de mãe”, como define o chef João Lima, assessor para Gastronomia do Governo do Ceará.

Chef João Lima (no canto direito) integrou iniciativas do Fartura de Amor

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) participou da composição do espaço com uma seleção de peças de cada tipologia que compõem nossa cultura artesanal e que fazem parte da indumentária e dos utensílios da gastronomia do Ceará, com aventais de couro, panelas e pratos de argila, colheres e espátulas de madeiras, além de adereços de mesa como toalhas de renda, sousplats e jogos americanos bordados a mão.

“Essa parceria entre a CeArt e o Descubra Ceará busca aliar o artesanato à gastronomia cearense e fortalecer os dois setores. Estar no Fartura, que é um dos principais eventos gastronômicos do País, é abrir esse campo, onde a gastronomia impulsiona o conhecimento do nosso artesanato e vice-versa”, enfatiza a coordenadora da CeArt, Patrícia Liebmann.

Utensílios de cozinha no universo do artesanato cearense

Não foi possível cozinhar na praça principal de Tiradentes, por causa dos protocolos sanitários. A alimentação foi feita nas instalações do Senac. Em ação social, toda a produção do chef João Lima foi distribuída para comunidades vulneráveis da região. “O Fartura de Amor teve como prato principal uma receita cearense. Foram doados 100 quilos de frango, que se transformaram em 150 quentinhas nas comunidades”, detalhou João Lima. A ação foi coordenada pelo chef e teve a participação da chef Kátia Barbosa, do Rio de Janeiro, que é uma das juradas do reality gastronômico da Globo Mestre do Sabor.