Ceará Credi oferece oportunidades para empreendedores no Cariri

29 de setembro de 2021 - 15:35 # # # # # # #

Ana Beatriz Sugette - Ascom Adece - Texto
Nivia Uchoa - Fotos

A Região do Cariri é a segunda maior em número de inscritos no programa Ceará Credi em todo o Estado. Reunindo os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri a localidade conta com 2.497 cadastros, além de uma equipe formada por 10 agentes de crédito e um supervisor, responsáveis pelo atendimento local.

Os cadastrados no programa localizados na região concentram-se em 88,24% formados pelo público feminino. É o caso da revendedora de artigos infantis Larissa Cruz, de 26 anos. Residente no município de Juazeiro do Norte, a chefe de família e mãe de três filhos perdeu o emprego formal durante a pandemia e resolveu investir no próprio negócio.

“Empreender e maternar é muito difícil. Apesar de ser desafiador, para mim, é extremamente gratificante. Principalmente pelo fato de fazer meus horários. Procurei o Ceará Credi porque, quando conheci a facilidade do crédito, vendo o período de pandemia, no qual as coisas não estão fáceis, decidi alavancar meu negócio”, explica a jovem contemplada com R$ 2 mil de crédito aprovado no programa.

Embora ainda não tenha encerrado o primeiro mês após o incremento do empréstimo, Larissa já comemora o aumento de 40% nas vendas dos produtos. “Recebi o crédito em 48 horas depois que assinamos o contrato. O retorno está sendo da maneira que eu gostaria. Consegui comprar o que faltava, pois estava vendendo o que tinha para pagar as contas da casa e não conseguia repor a mercadoria”, relata.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, ressalta que o Ceará Credi é uma política pública permanente do Governo do Ceará, embora tenha sido implantado com foco nas consequências econômicas observadas com a pandemia do Covid-19. “Estamos trabalhando para expandir cada vez mais o programa, tendo em vista a necessidade de atender aos menos favorecidos, ou seja, a base da pirâmide. Aqueles que não conseguem crédito nas instituições financeiras tradicionais. Também estamos firmando acordos com cada Prefeitura com o objetivo de implementar uma atuação conjunta mais célere”, comenta.

Os interessados em cadastrar-se no Ceará Credi devem inscrever-se no site www.cearacredi.ce.gov.br. Os cadastros serão submetidos à aprovação prévia dos dados e, em seguida, os agentes de crédito entram em contato para um levantamento e análise da proposta. Uma vez aprovada, o contrato é assinado, também de forma presencial ou virtual e a liberação se dá pelo Aplicativo Financeiro do Instituto E-Dinheiro, parceiro na tecnologia financeira do Ceará Credi.