“Conversas com Artistas da Cena em Formação” tem episódio de encerramento nesta quinta-feira (30)

29 de setembro de 2021 - 15:28 # # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

O último encontro será um diálogo sobre o próprio programa, a partir do conjunto de relatos, trocas, aprendizados e redescobertas gerado nos últimos doze meses

O projeto Conversas com Artistas da Cena em Formação, transmitido pelo YouTube da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) —, tem seu episódio de encerramento nesta quinta-feira (30), a partir das 19h.

Neste novo encontro, os papéis se invertem e o coordenador do Laboratório de Teatro, Levy Mota, convida Tiago Fortes para um bate-papo ao vivo sobre a experiência de realizar a série. ”Conversa sobre Conversas’‘ será um diálogo sobre o próprio programa, a partir do conjunto de relatos, trocas, aprendizados e redescobertas gerados nos últimos doze meses.

Ao longo do tempo, foram 16 episódios, contando com este próximo. O projeto online “Conversas com artistas da cena em formação” é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas (ato 1)”, encontro virtual realizado em junho de 2020 nas redes sociais da Escola Porto Iracema das Artes. A realização é do Laboratório de Teatro em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, 14 convidados integraram as discussões de cada episódio temático, lançados desde agosto de 2020.

Sobre os convidados

Levy Mota

Artista de teatro, produtor e pesquisador. Atual coordenador do Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes, é mestre em Artes pela UFC (2020) e graduado em Artes Cênicas pelo IFCE (2008). É ator e gestor do Teatro Máquina, grupo com o qual montou os espetáculos “O Cantil”, indicado ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo (2009) e apresentado em diversos festivais como FIAC Bahia, FIT Rio Preto, MIRADA, Festival de Teatro de La Habana – Cuba (2015); “Leonce e Lena”, apresentado no Edinburgh Festival Fringe – Escócia; “Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer”, espetáculo contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro e pelo Circuito Palco Giratório – SESC; “Nossos Mortos”, estreado a convite do SESC Pompeia – SP e apresentado ainda no Porto Alegre em Cena (2018). Ainda com o Teatro Máquina, participou do projeto Sete Estrelas do Grande Carro, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2013/2014), que gerou um livro digital, disponível gratuitamente no site da Editora Javali, e a galeria virtual www.seteestrelas.art

Tiago Fortes
É professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Conversas com Artistas da Cena em Formação” tem episódio de encerramento nesta quinta-feira, 30
Quando: Quinta-feira, 30 de setembro, às 19h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema
Programação online e gratuita