Ceará sedia encontro de Juntas Comerciais

1 de outubro de 2021 - 10:04 # # # # # #

Ascom Jucec - Texto

Nos dias 29 e 30 de setembro, o Ceará sediou a 11ª Reunião do Comitê Gestor do Projeto Empreendedor Digital, coordenado pela Junta Comercial do Ceará (Jucec), com a presença dos presidentes das nove juntas participantes dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima e suas equipes técnicas.

A reunião contou também com a participação do gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, e do secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante, representando o governador do Ceará, Camilo Santana.

O Empreendedor Digital visa a disponibilização, a manutenção e a evolução de ferramentas tecnológicas em nuvem que permitem a formalização de empresas online, de forma automática e integrada com todos os órgãos tributários e de licenciamentos federais, estaduais e municipais. O que possibilita processos simplificados, menos burocracia e praticidade na hora da abertura de empresas ou alteração do ramo de atividade.

Na agenda do encontro, foram debatidos temas como a entrega de evolutivas dos sistemas em cada estado, como a implantação do Balcão Único e o PIX nas juntas comerciais; a apresentação da prestação de contas; e o início das discussões para a celebração de novo Convênio que sucederá o atual, em 2022.

De acordo com Carolina Monteiro, essa é a primeira reunião presencial, sediada no Ceará, depois de um longo período de reuniões virtuais. “Ela é de extrema importância pois servirá para discutirmos as necessidades do projeto Empreendedor Digital como um todos e, também, das juntas, para que a gente melhore ainda mais o ambiente de negócios para criação de novas oportunidades nos nossos estados”, informa a executiva.