Pefoce recebe doações de brinquedos para auxiliar no atendimento de crianças vítimas de crime sexual

1 de outubro de 2021 - 17:12 # # # #

Ascom Pefoce

Neste mês de outubro, “mês da criança”, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) está recebendo doações de brinquedos para o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). O setor é responsável por realizar o delicado trabalho de perícias em vítimas de violência e crimes sexuais. Para atender de forma humanizada essas crianças, o Namca mantém o projeto permanente “Brinquedos que Cuidam”, que visa arrecadar brinquedos que serão entregues às vítimas após o término do atendimento.

Todos os profissionais que compõem o Namca – médicos peritos legistas e auxiliares de perícia – são preparados para desempenhar suas atividades de maneira humanizada, visando o acolhimento e a realização dos exames periciais com o menor impacto às vítimas, sem perder de vista o rigor na produção da prova pericial para a constatação dos crimes.

A Pefoce oferece atendimento prioritário para as vítimas em espaço privativo. A sala de exame do Namca dispõe de aparato técnico-instrumental para aumentar a acurácia da identificação dos vestígios, equipada com colposcópio, ultrassom, além do suporte laboratorial através da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf). Os exames realizados pelo Namca tem como finalidade comprovar a lesão do crime sexual, realizar coletas de vestígios para identificação dos agressores, teste de gravidez das vítimas, quando decorrente de estupro, e pesquisa de agentes causadores de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), que possuam repercussão penal.

Brinquedoteca

Para que as crianças e adolescentes se sintam acolhidas e estejam inseridas em um espaço mais lúdico, o Namca dispõe de uma brinquedoteca, com livros, material didático, escorregador, bicicletas, mesas, cadeiras coloridas, personagens infantis e cercada de brinquedos. O objetivo é transformar o ambiente em uma instância de acolhimento e proteção à infância, para que a criança adentre em um universo contrário às experiências que ela teve que vivenciar para estar ali, evitando assim o processo de revitimização.

Além dessa estrutura diferenciada, a vítima é periciada em espaço separado de um suposto agressor, o que garante privacidade, dignidade e mais conforto. “Essas crianças já nos chegam emocionalmente vulneráveis, amedrontadas e tensas. Dessa forma, é importante que ofereçamos um atendimento acolhedor, cuidadoso e humanizado, evitando ao máximo a revitimização. Brincando num ambiente colorido, a criança acaba se tranquilizando e cooperando mais com o exame, o que vai fazer muita diferença na qualidade dessa perícia para o processo de persecução penal”, relata Ana Leopoldina, médica perita legista e supervisora do Namca.

Brinquedos que cuidam

Como tentativa de minimizar o dano psicológico da violência sofrida, ao final do atendimento a criança é presenteada com um brinquedo. Esses brinquedos são frutos de doações dos próprios servidores, de colaboradores e de outras instituições, através da campanha permanente “Brinquedos que Cuidam. Além do trabalho realizado no núcleo-sede, em Fortaleza, a Pefoce também realiza esse tipo de perícia nos núcleos espalhados no interior do Estado, o que demanda uma arrecadação permanente dos brinquedos.

De acordo com Ivon Teixeira, médico perito legista da Pefoce e professor em uma instituição de ensino de Fortaleza, os alunos do curso de Direito estudam sobre a importância da atuação da perícia e entendem, nas visitas guiadas à instituição, como é realizado o trabalho do Namca no auxílio às investigações de crimes sexuais. “Com a visita, eles conhecem a dinâmica da Pefoce, a importância da nossa atuação e o impacto do nosso trabalho para a sociedade. Sensíveis ao trabalho do Namca, eles trazem doações de brinquedos para as crianças”, conta.

Como doar?

Os interessados em contribuir para o projeto Brinquedos que Cuidam podem deixar as doações diretamente na sede da Pefoce, situada na Av. Presidente Castelo Branco, no 901, bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Além de brinquedos, o Namca também recebe livros infantis e material didático (lápis de cor, canetinhas, tintas, pincéis, etc.). O telefone para contato é (85) 3101-5049.