SSPDS realiza segunda edição da Operação Domus em Sobral em um mês

1 de outubro de 2021 - 09:57 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

O Residencial Nova Caiçara, na cidade de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará, recebeu nessa quinta-feira (30), a 15ª edição da Operação Domus, sendo a segunda no conjunto habitacional em menos de um mês. Além das Forças de Segurança do Estado, agentes municipais apoiaram os trabalhos conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).

Durante a 16ª edição da ofensiva, a força-tarefa realizou abordagens e dialogou com moradores do residencial, fortalecendo o vínculo entre Estado, Município e comunidade. Além disso, foi cumprido um mandado de regressão de regime em desfavor de um homem de 33 anos, com antecedentes por lesão corporal dolosa, tráfico de drogas e roubo de veículos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) monitorou 116 blocos contendo irregularidades. Em um deles, foi identificada a venda irregular de GLP (Gás liquefeito de petróleo), em que botijões eram armazenados em um banheiro.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou 12 visitas a apenados que vivem no residencial, para fiscalizar a situação das tornozeleiras eletrônicas. Conforme o balanço da pasta, um dos apenados estava com o equipamento descarregado, sendo efetuada uma advertência e orientação para a recarga.

A Guarda Civil Municipal de Sobral, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (Sesec), realizou ações para apagar seis pichações e 21 abordagens a veículos no conjunto habitacional.

SSPDS em Sobral

Na semana passada, em 21 de setembro de 2021, a cúpula da Segurança Pública do Ceará visitou Sobral para alinhar estratégias de impacto nos indicadores do município. Na comitiva, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, comentou sobre a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos primeiros 20 dias de setembro em comparação ao mesmo período do ano passado na cidade. Em 9 de setembro de 2021, o município já havia recebido uma edição da Operação Domus. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário-executivo da SSPDS/CE, Samuel Elânio, e pela secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite.

Outras ações

Em 18 e 19 de setembro de 2021, as Polícias Civil e Militar deflagraram operações em Sobral, com ações preventivas e ostensivas em bairros estratégicos. A ofensiva teve o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, que possui uma base instalada na cidade.

As saturações e abordagens foram direcionadas para regiões específicas, objetivando reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e contra o Patrimônio (CVP). De acordo com dados estatísticos gerados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), de janeiro a agosto de 2021, as Forças de Segurança do Ceará já retiraram 513 armas de circulação na AIS 14.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.